Psico-Socializando por Henrique Weber

Era dos Extremos: o breve século XX, 1914–1991 

Terminei de ler o livro “Era dos Extremos” de Eric Hobsbawm (632 páginas). Um livro que analisa o Século XX buscando integrar os elementos complexos que marcaram os acontecimentos na geopolítica mundial.

Para o autor, este século foi marcado por muitas guerras, crises econômicas e revoluções, contrapondo-se ao século XIX que foi de estabilização e progresso cultural e científico. A crise capitalista do início do século XX levou à Primeira Guerra Mundial. A humilhação imposta aos países perdedores abriu espaço para o fascismo, e um delírio expansionista de Hitler, levando à Segunda Guerra Mundial.

Neste meio tempo, a crise de 1929 se abate aos países globalizados, e a Revolução Russa se apresenta como alternativa aos países colonizados e subjugados, mas também aos endividados pelo modelo capitalista. Entramos na Guerra Fria com dois modelos econômicos (capitalismo x socialismo).

Revoluções em prol da independência dos países dominados pela Europa e EUA se espalham por todo o canto do mundo, Leste Europeu, Vietnã, China, África, Cuba e muitos outros. Ainda se levanta a estratégia norte-americana de promover a desestabilização nos países periféricos para dominá-los. Descreve as crises socialistas e o fim da URSS.

É muito interessante poder ver as peças de um quebra cabeça, quando o autor faz uma pincelada da participação de muitos países (e seus interesses na geopolítica mundial) nas relações econômicas e diplomáticas. Ao fim, na década de 90, aponta a frágil concepção neoliberal que vem animando governos ineptos quando se trata de grandes questões.

Hobsbawm  traz muitas análises no campo da arte, da ciência, da política, e questões globais importantes. Um livro que é uma verdadeira cátedra para entender o mundo nos dias de hoje. Coloque este livro como uma opção para você!.

Marque a sua consulta em www.henriqueweber.com ou pelo Whattszap (51) 99265-4020.