GDF Origens inaugura novos trajes no 10º Encontro de Grupos Danças Infanto-Juvenis de Paverama
Cerca de 200 pessoas, entre crianças e familiares participaram do evento no Centro Cultural Evangélico de Paverama.
28/11/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura
No último sábado, dia 23, o Grupo de Danças Folclóricas Origens realizou a 10ª edição do Encontro de Grupos Danças Infanto-Juvenis de Paverama.
O evento iniciou com a recepção dos grupos folclóricos no Parque Municipal 13 de Abril, com bandinha típica alemã. Após houve um desfile pelas ruas da cidade, do parque até o Centro Cultural Evangélico, no Centro de Paverama.
O GDF Origens fez a estreia e apresentação dos novos trajes históricos de Egerland – Böhmen, escolhidos em homenagem à origem da imigração das famílias que colonizaram as localidades de Linha Brasil e Santa Manoela.
Sobrenomes como Reckziegel, Tischer, Klamt, Jantsch, Schaurich, Keil, Richter entre outros, segundo pesquisa histórica, são oriundos das cidades de Johanesberg, Grenzendorf, Wiesenthal na Boêmia, território onde hoje se localiza a República Tcheca.
O traje de Eger tem algumas características únicas, como no masculino o suspensório é fechado com três botões oitavados chamados de Huasnuatoutara, dois menores e um maior.
No traje feminino uma das principais características é o avental sem amarrações, o colete possui nas costas o bordado da árvore da vida e duas faixas de fitas logo abaixo em substituição às faixas do avental. As blusas e camisas possuem bordados em amarelo e azul.
O grupo paveramense homenageou as autoridades municipais presentes que prestaram apoio e incentivo ao GDF nos últimos anos, assim como ao Sicredi pela ajuda concedida através do Fundo Social. Esteve presente também o Assessor da Subchefia de Assuntos do Interior do Governo do RS, Everton Pacheco, assessor do Deputado Lucas Redecker.
O G.D.F. Origens deu início às apresentações folclóricas do evento, quando a categoria infantil apresentou as danças Schustentanz (Dança do Sapateiro) e Ich bin ein Musikante (Eu sou um músico). A categoria Infanto-juvenil apresentou as danças Až do Ji?ína (Dança Tcheca - Leva até Ji?ína) e Kochlöffeltanz (Dança da Colher de Pau).
O evento organizado pelo GDF Origens contou com a presença de cinco Grupos de Danças Alemãs convidados: Westfälische Tanzgruppe da cidade de Westfália, Grupo de Danças Escola Arthur Martins, de Maratá, Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Venâncio Aires, Schön ist die Jugend, de Marques de Souza e Grupo de Danças da Escola Municipal João Batista de Mello, de Forquetinha. Todos eles apresentaram danças do folclore alemão exibindo o colorido de seus trajes históricos.
Após as apresentações individuais de cada grupo, aconteceram danças de integração, duas delas (Letkiss e Sternpolka) tocadas pelo dançarino do GDF Origens e também musicista Heinrich.
As crianças ainda puderam se divertir com a brincadeira da Pescaria ganhando muitos brindes. Após o encerramento das apresentações houve a entrega das lembrancinhas do evento para cada grupo participante.
Cerca de 200 pessoas, entre crianças e familiares estiveram reunidos promovendo e cultivando o folclore herdado dos imigrantes alemães. “Havia 7 anos que Encontro de Grupos Danças Infanto-Juvenis de Paverama não era realizado, recebemos muitos elogios por parte dos Grupos participantes, esperamos que nos próximos possamos ampliar e receber mais Grupos amigos” destacou a instrutora Alini Feyh.
O Portal Clic acompanhou o evento. Confira a Live realizada no Parque 13 de Abril:
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana