Inverno de 2025 será menos rigoroso, mas com chuvas acima da média, aponta Univates

Boletim do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas prevê frio pontual e risco de temporais no final da estação.

25/06/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates (NIH) divulgou nesta semana o boletim com as previsões para o inverno de 2025.

A estação, que iniciou oficialmente na quinta-feira, dia 20, deve ter temperaturas ligeiramente acima da média histórica na região sul do Brasil, com ocorrência de frio mais concentrado nos meses de junho e julho.

Apesar do cenário climático de neutralidade — sem influência direta de El Niño ou La Niña —, a previsão é de que o inverno seja marcado por instabilidade, com volumes de chuva acima do normal, especialmente entre agosto e setembro. Esses meses concentram maior risco de eventos severos, como temporais e queda de granizo.

O NIH destaca que o frio típico do inverno não deixará de ocorrer, mas será menos frequente. A tendência é de maior amplitude térmica, com manhãs frias e tardes mais quentes, além da possibilidade de geadas tardias. Nevoeiros e neblinas também devem ser comuns, principalmente nas manhãs.

As previsões são elaboradas com base em dados da estação meteorológica da Univates, em Lajeado, além de fontes como Inmet, Inpe, Redemet e NOAA. O núcleo mantém um banco de dados com 19 anos de registros e atua no monitoramento climático regional.