Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Segurança em Cirurgia Plástica
Fazer uma cirurgia plástica ou qualquer outro tipo de cirurgia, pode-se dizer, é muito parecido com voar de avião. Todos nós sabemos que acidentes ocorrem; em pequeníssimo número perto de tantos e tantos vôos bem sucedidos, mas sempre ocorre um medo de que aconteça justamente conosco.
Problemas acontecem e um fato muito semelhante à cirurgia plástica costuma ocorrer: quando algo de errado acontece a notícia vem como uma bomba assustando a todos.
E foi por isso, decidi fazer esse artigo, que considero bastante importante em um momento onde 'doutores bumbuns' e outros sem especialidade tem tornado o noticiário mais triste e recheado de complicações graves e óbitos aparentemente por pura imperícia e falta e qualificação.
Cirurgia Plástica x Pequenos Procedimentos: Só com Membro SBCP:
A maior parte dos pacientes receia certas cirurgias plásticas. Lipoaspiração, abdominoplastia... Mas parece haver, em certos pacientes interessados em procedimentos menores, uma forte tendência a negar que o risco existe, ou de assumir que "o risco não precisa ser levado em conta" ao se tomar uma decisão de fazer um procedimento estético. Principalmente os "não-cirúrgicos".
Parte disso é negação; outra parte é o fato de que simplesmente desejam pagar um preço menor, confiando que a equipe (médica ou não) fará todo o possível para garantir um procedimento seguro, ainda que tenha visto as credenciais do "cirurgião" apenas no Instagram ou por que o antes e depois divulgado no Facebook "ficou lindo"!
Outro pensamento recorrente é a de que cirurgias longas sob anestesia geral parecem ser mais arriscadas do que os procedimentos sob anestesia local e sedação. O que é verdade, mas também um mito. Os procedimentos mais simples, considerados pelos cirurgiões plásticos graduados como de menor potencial de complicações, são justamente aqueles em que os problemas tem mais acontecido e onde falsos profissionais, ou aqueles menos graduados, tem causado maior dano.
A Segurança em Cirurgia Plástica:
Segurança em cirurgia plástica para mim é a capacidade de dizer “não” quando um curso de ação não é necessário ou se mostra mais arriscado do que outro curso de ação, ainda que isso seja financeiramente desvantajoso para o cirurgião plástico, e consequentemente para o paciente. E num mundo onde o dinheiro dita muitas regras acredito ser vital uma postura ética, que permita:
1. perder um paciente com expectativas acima da realidade.
2. não indicar um procedimento eletivo adicional para aproveitar o mesmo tempo cirúrgico se não for totalmente seguro.
3. não alterar o plano anestésico ideal apenas para agradar o paciente.
4. cobrar preço justo para implantar o maior nível de segurança possível a um procedimento.
Segurança em cirurgia plástica nunca é demais. Mas é mais do que apenas as escolhas que se fazem em consultório e durante a cirurgia. Segurança para mim é uma paixão pela atualização, renovação e autoeducação.
Como garantir que sua cirurgia plástica seja segura?
Esses pontos que selecionei são fundamentais na escolha do cirurgião plástico ideal para realizar sua cirurgia plástica com segurança total.
-Seu cirurgião deve ser certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:
Apesar de um cirurgião plástico poder se formar e considerar-se um cirurgião plástico sem essa aquisição, jamais deixe de escolher um Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para o seu procedimento. Você pode iniciar sua busca por um bom profissional imediatamente restringindo sua pesquisa aos médicos certificados pela SBCP.
Você não vai querer um cirurgião plástico ocasional, mas alguém credenciado e testado pelos seus pares. A SBCP faz um processo rigoroso de qualificação, exame e recertificação que garante que seu cirurgião plástico seja qualificado e especialista em seu campo.
-Encontre referências nas quais você possa confiar:
-Examine o site do seu cirurgião plástico em detalhes:
-Peça ao cirurgião em perspectiva para esclarecer todos os potenciais benefícios, riscos e complicações do procedimento:
-Um grande cirurgião usará sempre um anestesista cuidadosamente selecionado e certificado em TODAS as suas cirurgias:
O profissional que administrará sua anestesia será essencial para garantir um procedimento relaxante, sem dor e seguro. Um cirurgião plástico respeitável tem em todos os seus procedimentos cirúrgicos a presença de um anestesiologista de grande nível em quem confia. Jamais aceite níveis de segurança inferiores. A presença de um anestesiologista é fundamental. Não aceite que o próprio cirurgião faça a anestesia, ainda que local. Em momentos de emergência, é fundamental a presença do anestesista para reverter situações adversas.
-Atente para que o cirurgião plástico em perspectiva seja auxiliado por outro cirurgião nos seus procedimentos:
Certifique-se da presença de um segundo cirurgião em sala de cirurgia acompanhando e auxiliando no desenrolar do procedimento. Apesar de raro, um surto ou desfalecimento do cirurgião plástico titular da cirurgia deve ser coberto por outro profissional de mesmo nível.
- Discuta seu período de recuperação com seu cirurgião em perspectiva.