Micheli Reinehr por Micheli Reinehr
Soluções de arquitetura, decoração e paisagismo para refrescar a casa no verão!
O sol precisa ser contido e o ar deve circular. Esses são os princípios básicos para preparar a casa nesta temporada de calor.
1 - ALÍVIO IMEDIATO – para quem não está planejando reformar nem construir.
Planta -Faça uma cortina de plantas pendentes perto da janela de maior insolação. Para não escurecer o interior, pendure-as em alturas diferentes. Boas opções são samambaias.
Tecido -Prefira tecidos de algodão e linho para estofados, almofadas e cortinas. Fuja de veludo e lã. Se o tapete não for de fibra natural, remova-o.
Cor -Seja na parede externa ou interna, nos revestimentos ou nos tecidos de sofás e almofadas, as cores claras ajudam a refletir o calor sem absorvê-lo.
Ventilador -Alternativa ao ar-condicionado, a peça ficou mais decorativa. São tendência os aparelhos com pás de palha e os modelos retrô, com acabamento cromado e em tons de néon, como rosa e laranja.
Lâmpadas - O uso da lâmpada LED, que além de mais sustentável e econômica é também menos quente. A lâmpada dicróica, um tipo de lâmpada halógena, irradia muito calor e pode esquentar o ambiente dependendo da quantidade utilizada. Já as lâmpadas LED não emitem facho de luz quente. O grande trunfo das lâmpadas LED é a economia de energia, podendo consumir até 90% a menos que uma lâmpada incandescente ou halógena.
2 - SOLUÇÕES A MÉDIO PRAZO – soluções que exigem instalações e possíveis quebra-quebra.
Tela solar -Aplicada em rolos, persianas e cortinas, pode ser feita com fio de poliéster e PVC ou PVC e fibra de vidro. Possui fator de abertura variável, que permite pouca ou muita passagem de luz.
Parede verde -Boa opção para varandas de apartamentos, ajuda a resfriar o interior. Procure espécies resistentes ao sol, como pleomele, rhipsalis e dedinho.
Ar-condicionado -É preciso calcular a capacidade necessária (BTUs) para o ambiente. A conta padrão é: 600 a 800 BTUs para cada metro quadrado, mais 600 a 800 BTUs a partir da segunda pessoa e mais 600 a 800 BTUs por equipamento eletrônico.
Película ou vidro temperado -Solução para barrar parte do calor que vem das janelas (a redução pode chegar a 70%), sem perder a luz natural. Também protege móveis e acessórios de raios ultravioleta.
3 - MUDANÇAS A LONGO PRAZO – soluções para quem está pensando em construir ou quer apostar em uma boa reforma.
Ventilação natural -A principal estratégia para amenizar o calor é a correta orientação solar do projeto de arquitetura, ou seja, construir a casa de maneira estratégica em relação à posição do sol, buscando tirar partido da ventilação natural.
O desenho do projeto deve privilegiar grandes aberturas em portas e janelas em lados opostos. Fachadas com brises e cobogós também ajudam.
Revestimento -Materiais cerâmicos ou cimentícios no piso demora mais para absorver o calor e aumenta a sensação de frescor devido ao toque frio.
Árvore -Quem tem quintal pode aproveitar para plantar mudas que viram árvores para ganhar um microclima mais fresco. Boas opções são jasmim-manga e jabuticabeira.
Parede grossa -Quanto mais espessa a parede externa, mais fresco será o interior. Alvenaria de tijolo cerâmico, telha de barro e aba do telhado prolongada são boas escolhas.
O profissional de arquitetura estudou as diversas formas de melhorar o conforto térmico das residências e ambientes de trabalho. Ele está capacitado a lhe auxiliar, transformando qualquer ambiente adaptável a qualquer clima.
CONTRATE UM ARQUITETO!