Micheli Reinehr por Micheli Reinehr
Como saber quanto irei gastar na minha construção?
Essa é uma pergunta que percorre a mente de todos que estão pensando em iniciar uma obra.
Para que não tenhamos muitas surpresas no decorrer na obra, o ideal é sempre planejar e pesquisar. Os gastos com a construção diferem devido aos materiais utilizados, a mão de obra e o sistema construtivo adotado.
Afinal, quanto custa construir?
Para se ter o valor mais próximo ou exato é importante estar com o projeto em mãos. Por isso, antes de colocar a mão na massa, procure o arquiteto para orientá-lo.
Você sabia que o valor do projeto e sua aprovação variam de 3 a 5% do valor da obra? Além disso, você terá certeza da comodidade e da responsabilidade de uma obra bem feita.
Atualmente, o mais comum é calcular o custo da obra por metro quadrado (m²), e esse valor varia de região para região.
Existem questões que podem influenciar no preço final de uma casa, sejam elas, o terreno (se é plano, em aclive ou declive) caso tenha necessidade de aterrar ou fazer um corte, a metragem da construção, materiais, mão de obra e outros fatores. Por isso, não deixe de fazer uma estimativa de preços e de quanto consegue pagar por mês, isso também afeta na agilidade da obra.
Uma forma de fazer estimativa de preços é acessar o site www.cub.org.br, la você encontrará informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²) em vários Estados.
Este site foi desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a participação efetiva de mais de 20 Sinduscons de todo o país.
O CUB/m² reflete o custo básico de uma construção, tendo em sua composição custos relativos a materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos para cada tipo de contrução.