Micheli Reinehr por Micheli Reinehr
Dicas de arquitetura para cozinha
A cozinha é o cômodo mais delicioso da casa! Por isso, ela merece um projeto de arquitetura especial que desperte a inspiração de quem cozinha e o apetite de quem come. Confira algumas dicas de arquitetura para cozinha e inspire-se!
Dicas de arquitetura para cozinha ideal:
Eletrodomésticos: Antes de sair colocando armários na cozinha inteira, meça a geladeira e o fogão e reserve o espaço deles, observando sempre onde há tomadas, para que possam ser instalados com facilidade. Lembre-se que esses eletrodomésticos não devem ficar um ao lado do outro, pois a temperatura do forno pode interferir no funcionamento da geladeira. Se você tem outros eletrodomésticos como micro-ondas ou forno elétrico, reserve espaço nos armários para eles também, assim como para os eletroportáteis, como batedeira, mixer, cafeteira e todos os outros acessórios que você utiliza na cozinha.
Móveis: Todo mundo quer ter uma cozinha digna de capa de revista. Isso é totalmente possível, independente do tamanho do seu cômodo. Um bom projeto de arquitetura para cozinha alinha beleza, funcionalidade e praticidade. Por isso, na hora de criar o seu projeto, lembre-se que, mais do que beleza, você precisará de espaço para preparar os alimentos e acondicionar todos os utensílios que utiliza. Nesse caso, bancadas e armários são sempre prioridade.
Utensílios: Uma dica de arquitetura para cozinhas pequenas bem importante é que fica difícil ter tanto espaço para armazenamento de utensílios, por isso guarde apenas o que você realmente irá usar, de forma que as superfícies e os armários não fiquem entulhados ou bagunçados. Quanto menos supérfluos você tiver mais espaço vai sobrar para o que você realmente usa, deixando a cozinha com uma aparência mais ampla.
Já numa cozinha grande, é natural ter espaço de sobra para guardar tudo o que tem. A dica fica por conta de tomar cuidado com a acumulação de itens desnecessários. Afinal, quanto maior o espaço, maior também é a tendência em juntar objetos. E de nada adianta ter uma cozinha grande e lotada, pois você sempre terá a sensação de que ela é pequena.
Espaço para refeições: Se for possível, acrescente uma pequena mesa ou bancada ao projeto de arquitetura e decoração da cozinha. Dessa forma, você cria um espaço ideal para refeições rápidas, além de uma superfície extra que você pode usar na hora de preparar a comida. Você também pode optar por uma mesa de parede dobrável, para ser aberta só quando for necessária.
Tipos de revestimentos: Na hora de escolher o material da bancada da pia e da ilha (se você tiver espaço para uma), lembre-se que ele deve ser resistente e prático de limpar. O granito ainda é o favorito e mais utilizado em projetos de arquitetura para cozinha, por causa de sua baixa porosidade. Mas existem outros materiais sintéticos que podem ser utilizados com a mesma finalidade; entretanto, eles custam bem mais caro. Bancadas de inox e alumínio também são uma ótima opção, mas saiba que elas riscam com muita facilidade.
Revestimentos e acabamentos da parede e do chão devem seguir a mesma lógica de resistência e praticidade, pois a cozinha é um cômodo muito utilizado que tende a sujar com facilidade e acumular gordura sobre suas superfícies. Azulejos, ladrilhos hidráulicos, pastilhas e porcelanatos são boas opções de revestimento para cozinha, pois possuem grande resistência à água e produtos químicos, além de serem fáceis de limpar.
Iluminação: Uma dica de arquitetura para cozinha muito boa é incluir um bom projeto de iluminação. Afinal, ninguém consegue cozinhar no escuro. Planeje bem os espaços que precisarem de mais iluminação e dê preferência à lâmpadas econômicas e que não esquentem muito, como as de LED.
E se o que você procura é uma reforma total do seu espaço, com a criação de um projeto de arquitetura para cozinha exclusivo e funcional, entre em contato com Micheli Reinehr – Arquitetura e Urbanismo, que possui experiência na criação de projetos residenciais, além de várias outras dicas de arquitetura.
Fonte: Leila Dionizio