Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

O que é a cirurgia plástica de pálpebras?

 A cirurgia plástica das pálpebras, também conhecida como lifting de pálpebras ou blefaroplastia, é um procedimento de cirurgia plástica projetado para rejuvenescer a região ao redor dos olhos, livrando o paciente de pele em excesso, pálpebras caídas, bolsas abaixo dos olhos e eventualmente olheiras.

As especificidades do procedimento são grandes, e cada paciente pode ter uma indicação diferente. Alguns, por exemplo, fazem apenas a cirurgia nas pálpebras superiores, outros apenas nas inferiores. Outros pacientes, principalmente os de idade mais avançada, realizam a  cirurgia de pálpebras superiores e inferiores. O processo pode incluir a ressecção de pele e a retirada e remodelagem de gordura para entregar um olhar rejuvenescido.

A cirurgia de pálpebras está entre os cinco ou seis procedimentos mais populares da cirurgia plástica.

O que esperar da Blefaroplastia?

A cirurgia de pálpebra pode ajudar você a parecer mais jovem. Aliás, esse procedimento é um dos que melhor propicia isso. Ao se ajustar a pele ao redor dos olhos e retirar-se o excesso de gordura, o procedimento pode ofertar uma aparência 'mais bonita' para pacientes de 30 anos em diante.

Outro aspecto pouco falado é que a visão também pode melhorar após o procedimento das pálpebras superiores. A pele excessiva pode empurrar as pálpebras superiores para baixo e prejudicar o campo de visão.

Posso fazer a cirurgia em que condições de saúde?

Se você for relativamente saudável e não tiver condições graves pré-existentes. Se deseja tratar pálpebras caídas, flácidas, bolsas inchadas abaixo dos olhos e olheiras sombreadas ao redor dos olhos.

Os candidatos iniciais têm por volta de 30 anos, já que essa é a idade da pele começa a perder elasticidade e que as bolsas abaixo dos olhos começam a aparecer em quem tem a genética 'programada' para isso. No entanto o procedimento é mais popular à medida que as pessoas envelhecem, especialmente com pessoas na faixa dos 50 ou 60 anos.

Quanto custa uma blefaroplastia?

O custo de qualquer cirurgia plástica depende muito da sua região, da qualificação e reconhecimento do cirurgião e da complexidade da sua cirurgia.

Se você precisa de procedimentos nas pálpebras superiores e inferiores concomitantemente, é possível economizar na anestesia e instalações fazendo o procedimento em um só 'tempo cirúrgico'.

Como escolher um cirurgião plástico para minha blefaroplastia?

Pode ser tentador encontrar o preço mais barato, mas sua prioridade deve ser encontrar um cirurgião plástico experiente, certificado pela SBCP, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Pergunte ao médico com que frequência eles realizam o procedimento, e dê preferência a quem já tem certa experiência e pratica a cirurgia constantemente.

"O cirurgião plástico deve fazer você se sentir confortável e confiante", diz a Dra. Rita Sotelo. A estrutura do consultório e os funcionários também devem inspirar confiança.

Como devo me preparar para este procedimento?

Mesmo que a cirurgia de pálpebra não exija uma recuperação complicada, você precisa se planejar com antecedência. Isso significa tirar alguns dias de folga do trabalho, por exemplo. Algumas pessoas estão prontas para retornar dentro de cinco a sete dias aos afazeres profissionais não exigentes, especialmente se a blefaoplastia for feita apenas nas pálpebras superiores. A blefaroplastia da pálpebra inferior tende a ter uma recuperação um pouco mais demorada.

Uma vez em casa, bolsas térmicas geladas auxiliarão na redução do inchaço e acelerarão a recuperação. A Dra. Rita pode sugerir que você use sabão antisséptico para lavar as suturas. O colírio recomendado nas consultas prévias já deve estar à mão para evitar o ressecamento dos olhos, bem como o analgésico e grandes óculos escuros para usar nas primeiras saídas de casa.

Não negligencie a questão dos travesseiros. Elevar a cabeça ajuda a reduzir o inchaço e acelera a recuperação. Se você estiver viajando, um travesseiro de viagem melhorará o conforto a caminho de casa.

O que acontece no dia do procedimento?

A cirurgia plástica das pálpebras é relativamente tranquila, especialmente em comparação com a maioria das outras cirurgias plásticas. O procedimento é realizado na própria clínica Sotelo, na maior parte dos casos ,usando anestesia local e sedação .

O procedimento em si consiste em incisões finas próximas às bordas dos cílios que eliminam a pele em excesso e a flacidez, dando acesso às bolsas de gordura que precisam ser retiradas ou remodeladas para rejuvenescer a região dos olhos.

Você deve entrar e sair da cirurgia em duas horas ou menos.

Qual é o tempo de recuperação?

O processo de recuperação geralmente não é extenso. A maioria dos médicos sugere duas semanas de recuperação antes de retornar às atividades normais. Pode haver algum inchaço e hematomas, mas a maioria das pessoas não sente muita dor.

Quais resultados posso esperar?

Pálpebras mais firmes e olhos mais abertos e vibrantes. Pálpebras caídas e pele excessiva envelhecem sobremaneira a face. Os resultados podem ser sutis, mas impactantes, e duram anos. Você deve parecer natural, mais bonito e rejuvenescer alguns anos.

 

Existem alternativas para a cirurgia das pálpebras?

A cirurgia das pálpebras é a maneira mais eficaz de tratar muitos problemas na área dos olhos, mas outras opções podem produzir bons resultados sem cirurgia. O Botox, por exemplo, pode levantar sutilmente as sobrancelhas, afastando a pele da pálpebra. O tratamento com laser profundo pode dar tonicidade à pele da pálpebra inferior.

Tratamentos à laser (laser de CO2 fracionado é um exemplo) das pálpebras inferiores podem melhorar a textura e o tônus e alguns preenchimentos melhorarem o contorno da região.

De todo modo, todas as alternativas não-cirúrgicas são paliativas para a região e só produzem resultados convincentes em pacientes mais jovens, com qu eixas leves.