Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Perguntas e Respostas Sobre a Abdominoplastia
A abdominoplastia é igual à lipoaspiração?
Não. A lipoaspiração é um procedimento que se concentra apenas na remoção de gordura localizada em áreas problemáticas, sem abordar a pele ou o músculo. A lipoaspiração é um procedimento muito comum para o abdômen, e uma boa escolha para pessoas que têm boa elasticidade da pele e depósitos pequenos. O procedimento pode ser combinado com a abdominoplastia em muitos casos, potencializando os resultados.
Quão grande será a cicatriz da abdominoplastia?
O tamanho da cicatriz varia muito, dependendo do tipo de abdominoplastia realizada. A cicatriz clássica de abdominoplastia se estende de quadril a quadril e, embora essa cicatriz possa ser grande, ela é planejada sempre para ser escondida pela parte inferior de um biquíni, sempre que possível . Cicatrizes de abdominoplastia menos extensas são bem menores e cicatrizes estendidas de abdominoplastia englobam parte dos flancos ou uma volta completa nas costas, o que é recorrente em cirurgias plásticas pós bariátricas. No entanto, a maioria dos pacientes acha que mesmo uma cicatriz estendida é preferível a grandes quantidades de pele flácida e excesso de gordura.
Eu já fiz uma cesariana. Vou ter duas cicatrizes?
Em quase todos os casos, a cicatriz de cesariana e a cicatriz de abdominoplastia podem ser combinadas para melhorar a aparência final. A Dra. Rita Sotelo dará todas as instruções para que você cuide da sua incisão e ajude no esmaecimento máximo da cicatriz da abdominoplastia.
Uma abdominoplastia me livrará das estrias?
Depende de onde elas estão localizadas. Estrias na parte inferior da barriga - abaixo do umbigo - são muitas vezes removidas durante uma abdominoplastia. As estrias que estão fora da zona removida permanecerão, embora possam ser um pouco menos proeminentes devido à melhora na firmeza da pele. Qualquer melhoria é um benefício adicional para o procedimento, não um resultado esperado da cirurgia.
As cintas que prometem resultados semelhantes ao das abdominoplastias funcionam?
As cintas abdominais e os exercícios de abdome que prometem resultados em redução de medidas do abdome, tem efeito reduzido. Impossível que alcancem resultados comparáveis à abdominoplastia sem cirurgia pois não tratam a cinta muscular e a flacidez de pele. Embora pareça ótimo na teoria não se submeter à cirurgia, na prática, é improvável que esses dispositivos funcionem. A maioria desses dispositivos são simplesmente cintas de compressão e não podem fazer muito para criar resultados duradouros. Mesmo as cintas abdominais, que são vendidas em casamento com “cremes aceleradores” ,não podem reparar a diástase e reduzir os depósitos de gordura e principalmente a flacidez abdominal. A maioria desses dispositivos só acarreta em frustração e perda de tempo e dinheiro.
Os exercícios podem restaurar meus músculos abdominais?
Os exercícios podem melhorar o tônus dos músculos abdominais, mas eles não irão curar nem um centímetro da diástase dos músculos abdominais, causada pela gravidez. Atualmente, a cirurgia plástica de abdome é o único método efetivo.
A abdominoplastia é segura?
A cirurgia plástica percorreu um longo caminho ao longo dos anos e, embora sempre haja riscos envolvidos com procedimentos cirúrgicos, a cirurgia de abdominoplastia é bastante segura para pacientes saudáveis. O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico habilitado e certificado pela SBCP. Coloque a segurança na mais alta prioridade.
Os resultados de uma abdominoplastia são permanentes?
Os resultados de uma abdominoplastia destinam-se a ser permanentes, embora os pacientes tenham que ser diligentes em preservar os resultados por meio da manutenção de um estilo de vida saudável e de exercícios regulares. Ganho de peso, gravidez e envelhecimento pode afetar a longevidade dos resultados da abdominoplastia, portanto, os pacientes precisam estar preparados para possíveis mudanças na aparência ao longo do tempo como qualquer pessoa.
Qual é a melhor idade para uma abdominoplastia?
Não há idade ideal para a cirurgia de abdominoplastia, embora a maioria das pessoas interessadas no procedimento sejam jovens ou de meia-idade. Qualquer paciente saudável é um bom candidato para o procedimento e pode fazer a cirurgia plástica no abdômen, independentemente da idade. As mulheres que não encerraram seu desejo por novos filhos devem esperar para realizar a cirurgia de abdominoplastia, pois a gravidez pode arruinar os resultados do procedimento.