Agentes de Combate às Endemias iniciam novo levantamento do LIRAa em Paverama

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti será realizado entre os dias 15 a 19 de maio nos bairros Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Fazenda São José e Posses.

11/05/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Inicia na próxima segunda-feira, dia 15, a 2ª etapa do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti- LIRAa, em Paverama.

O LIRAa consiste em permitir o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

Agentes de Endemia estarão visitando os bairros Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Fazenda São José e Posses.

O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

A Secretaria de Saúde de Paverama pede aos munícipes que recebam os Agentes de Combate às Endemias em suas casas, onde as mesmas estarão de 15 a 19 de maio visitando residências no município, procurando focos de vetores de larvas e fazendo a coleta de amostras.

Nas vistorias, os agentes buscam focos do mosquito Aedes Aegypti em locais e objetos que podem acumular água. Depois, esses dados são analisados em laboratório e tabulados, para que seja calculado o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP).

Com o LIRAa, também é possível identificar quais são os criadouros mais comuns do mosquito, bem como as regiões e bairros com maior infestação.