Auriculoterapia é novidade na Unidade Básica de Saúde de Fazenda Vilanova

27/02/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

Com o foco na prevenção e na consequente redução do uso de medicamentos, a Unidade Básica de Saúde de Fazenda Vilanova conta com um novo serviço via Sistema Único de Saúde (SUS), a auriculoterapia. A técnica, que é semelhante à acupuntura, é oferecida à população vilanovense mediante agendamento. São em torno de 25 atendimentos semanais.

A auriculoterapia consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde como osteoartrite, enxaqueca, lesões musculares e insônia, por exemplo. A terapia baseia-se na ideia de que cada parte do corpo humano está representada em pontos da orelha.

Em Fazenda Vilanova, a técnica é feita pelas enfermeiras Zilda Seben dos Anjos e Patrícia Fassini e os agendamentos podem ser feitos diretamente na Unidade Básica de Saúde.  A auriculoterapia foi implantada em novembro de 2023, mas foi intensificada a partir de janeiro de 2024. As duas profissionais se revezam no atendimento aos pacientes, que já tem colhido os benefícios que esta técnica oferece.

Conforme a enfermeira Zilda, a auriculoterapia representa um grande avanço na saúde pública. “São inúmeros os benefícios que a técnica de auriculoterapia oportuniza. E ela estar disponível à população via Sistema Único de Saúde é um grande passo para focarmos na saúde preventiva e, por consequência, reduzir ou, até, eliminar o uso de medicamentos. Estamos muito felizes em termos este serviço da saúde pública municipal de Fazenda Vilanova”, ressalta.

A enfermeira Patrícia, na mesma linha, pontua que auriculoterapia, além de tratar problemas específicos de saúde, contribui ativamente em outras frentes. “A auriculoterapia significa mais qualidade de vida à nossa população, não somente ao melhorar os sintomas tratados, em especial da dor, mas, também, porque a terapia contribui para alívio dos sintomas emocionais associados a diversas doenças, inclusive podendo atuar diretamente sobre problemas como depressão e ansiedade”, salienta.

Em Fazenda Vilanova, a técnica é feita pelas enfermeiras Zilda Seben dos Anjos e Patrícia Fassini. Créditos: Divulgação

Mais sobre a técnica:

A auriculoterapia é um método terapêutico que se baseia no princípio de que a orelha representa um feto de cabeça para baixo, considerando que pontos específicos no pavilhão auricular podem ser chaves para o tratamento de diversas doenças. Neste sentido, os pontos na orelha referem-se a um órgão específico no corpo, e por isso a auriculoterapia pode ajudar a tratar diversos problemas de saúde, devendo ser feita sempre por um médico, enfermeiro ou outro profissional especialista, após analisar os sintomas e definir qual o tipo de material pode ser utilizado para estimular o ponto específico.

De acordo com a Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde, órgão francês que equivale ao Ministério da Saúde brasileiro, as principais indicações da terapia são: dores agudas e crônicas; enxaqueca; insônia; transtornos emocionais, como ansiedade e depressão; vícios, incluindo tabagismo; distúrbios funcionais digestivos; compulsão alimentar; retenção de líquido; patologias funcionais urogenitais; alergias, especialmente as respiratórias; e problemas motores.

Uma das grandes vantagens da auriculoterapia é de que o tratamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente da idade, sendo recomendado para crianças, adultos e idosos. O método ainda possui muitas vantagens, dentre as quais se destacam a fácil aplicação, a ampla indicação e o fato de ser indolor e ter raros efeitos colaterais. 


Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!