Bordado em Ponto Cruz: Uma terapia que virou trabalho
Paveramense Leane Gisela Staggemeier vende seus produtos via internet para todo Brasil e agora prepara sua primeira venda internacional.
01/04/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama
O Bordado em Ponto Cruz é uma arte milenar. Dificil alguém que não tenha um produto em casa, seja uma toalha de rosto, banho ou algum tipo de peça para o lar.
O “Ponto Cruz” faz parte da vida da paveramense Leane Gisela Staggemeier, aposentada, encontrou no bordado uma forma de terapia, que pelo êxito e beleza dos seus serviços, se tornou um ofício
Leane explica que o bordado entrou em sua vida ainda na infância, vendo sua avó e mãe praticar a atividade. Ela aos poucos foi aprendendo, a ponto de ganhar um prêmio em concurso por uma peça realizada, na adolescência.
A vida adulta chegou, casamento, marido, filhos e o bordado ficou em “stand-by”. Junto do marido Ilário Staggemeier, Leane empreendeu no setor calçadista. Certa vez, com saudade do bordado fez um curso por correspondência de Ponto Cruz, para se aperfeiçoar. Concluiu com êxito.
No ano de 2019, trabalhando com calçado, costurando em casa, vieram os problemas de saúde, que seguiram no ano seguinte, até ser diagnosticada com Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico. Ela começou o tratamento imediatamente, mas encontrou no Bordado em Ponto Cruz uma terapia.
Já aposentada e cuidando da saúde, decidiu encerrar os trabalhos no setor calçadista e se dedicar integralmente ao Ponto Cruz, que feito com tanto amor se transformou em um negócio. “Comecei vendendo em grupos no Facebook, onde temos pessoas que compartilham a paixão pelo Ponto Cruz. Desde então sempre tenho pedidos” disse.
Os trabalhos são desenvolvidos em toalhas de banho, rosto e jogos de chá, podendo ser borbados desenhos ou nomes, conforme o pedido do cliente, trabalhando somente com produtos sob encomenda.
Leane já comercializou seus produtos para Minas Gerais, Brasília, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e diversas cidades do Rio Grande do Sul e agora prepara sua primeira venda internacional; Um jogo de toalhas que vai para Portugal.
A paveramense deixa claro que o sucesso no "negócio" não traz somente o reconhecimento financeiro, mas também auxilia na saúde mental, mantendo a mente ocupada em uma atividade que lhe dá prazer.
Ficou interessado? Quer saber mais sobre os produtos da dona Leane? Entre em contato pelo WhatsApp: (51) 9 9961-4462.
Sobre o Bordado em Ponto Cruz:
O ponto cruz é uma técnica de bordado que consiste em bordar um desenho em um tecido utilizando pontos em forma de X, criando padrões e desenhos únicos e personalizados.
Os primeiros registros do ponto cruz foram encontrados em vestes que cobriram nossos ancestrais, com data aproximada de 5.000AC. Lá em suas cavernas, onde o mundo exterior certamente era bastante hostil, já encontravam afeto, entrega e certamente necessidades a ensejar a criação de pequenas “amarras” para os tecidos. Posteriormente é que o ponto cruz passou a ser usado como “aplicação”, e as nuances artísticas passaram a surgir. As civilizações antigas passaram a difundi-lo com bastante intensidade, e é possível reconhecer sua presença nas esculturas e monumentos gregos datados de 2000AC. Uma preciosidade. O mesmo aconteceu em outros povos, como os chineses, por exemplo.
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!
Jêison Lauri da Rosa
Mais lidas da semana