Brigada Militar participa de reuniões com a comunidade escolar

O Tenente Gravina foi o responsável por dialogar com a comunidade. O militar conversou também de forma exclusiva com o Portal Clic, confira.

12/05/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A Brigada Militar esteve participando na última semana de reuniões com a comunidade escolar paveramense. Na segunda-feira, dia 8, no Pavilhão Católico do Bairro Morro Bonito, com os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis e na quarta-feira, dia 10, no CTG Estância do Siqueira, com os responsáveis dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama.

As duas atividades tiveram o intuito de informar e orientar a comunidade paveramense. O tenente Edilnei Gravina foi o responsável por conduzir os eventos.

O momento foi de esclarecer medidas de responsabilidade dos pais, para aumentar a segurança e diminuir a propagação de notícias falsas que causam sensação de insegurança na comunidade escolar.

Os pais tiveram momentos para perguntar e sanar suas dúvidas em relação a segurança e ações Brigada Militar no município de Paverama.

A reportagem do portal Clic conversou com o Tenente Gravina, que respondeu com exclusividade sobre as reuniões e as ações da Brigada Militar no município e de forma regional.

Confira:

Portal Clic: Qual a pauta das reuniões e a importância?

Ten. Gravina: A pauta principal é tranquilizar a comunidade escolar, no sentido de que um fato isolado em outro estado, não é por si só, um indicativo de que este acontecimento vá se repetir na nossa região. Também fazer um chamamento para uma maior aproximação dos pais com as escolas e a Brigada Militar no sentido de monitorar e identificar alterações de comportamentos em seus filhos e com isso, antecipar para que medidas possam ser adotadas de forma preventiva. A reunião é de fundamental importância para trazer uma maior sensação de segurança ao seguimento da educação.

Portal Clic: Quais dados e números foram apresentados?

Ten. Gravina: Foram apresentados os números referentes a crimes ocorridos na cidade de Paverama, entre o ano de 2017 e 2023. Crimes que apresentam uma redução significativa, com exceção do crime de estelionato, que teve aumento ubíquo em todo o país e em sua maioria ocorre por meio virtual, dificultando a ação preventiva, aproveitando a oportunidade para também alertar aos presentes para redobrarem a atenção com as ofertas muito vantajosas, pois geralmente se tratam de golpes.  Todos os demais crimes reduziram drasticamente, chamando a atenção na redução no crime de roubo, crime cometido com violência ou grave ameaça, geralmente com uso de arma de fogo, o qual, reduziu de 14 no ano de 2017, para zero no ano de 2022. Também foi demonstrado que o aumento nas prisões e apreensões de drogas triplicaram, contrastando com a redução nos crimes.

Portal Clic: O que representa a participação dos pais em ações como essa?

Ten. Gravina: A participação dos pais é de fundamental importância, pois são eles que ficam a maior parte do tempo com os filhos, e são eles que tem maior possibilidade de identificar alterações de comportamentos e situações que alertam para possíveis risco, adotando como medida a aproximação da escola e relatando isso aos professores, para que os mesmos deem continuidade na observação no período em que os filhos se encontram na escola.

Portal Clic: Quais medidas a BM vem tomando em relação às questões de segurança?

Ten. Gravina: A própria reunião é uma delas, pois conscientizar os pais de suas responsabilidades para com o comportamento e atitudes de seus filhos, representa um avanço nesta questão, além disso, a Brigada Militar tem intensificado o patrulhamento e permanência em pontos estratégicos próximo a escolas, de forma a prevenir qualquer anormalidade em âmbito escolar. Também realiza o constante monitoramento das redes sociais em busca de possíveis ameaças ou falsas ameaças que trazem pânico, lembrando que, a propagação de falsas informações que geram pânico pode constituir crime ou contravenção penal e, em se tratando de adolescente constituiu ato infracional que pode resultar na aplicação de uma medida sócio educativa. Ainda a Brigada Militar tem se reunido com responsáveis e visitado escolas, orientando quanto a medidas que podem ser adotadas para trazer maior segurança aos alunos e professores.