CERTAJA Energia une-se à comunidade do Instituto Caldeira

Cooperativa aposta na busca por parcerias estratégicas e oportunidades de negócio no hub de inovação que é um dos maiores da América Latina.

28/08/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Em mais um passo dado no caminho constante da inovação, a CERTAJA Energia, agora, integra a comunidade do Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de inovação da América Latina.
 
Localizado em Porto Alegre, o espaço conta com 22 mil metros quadrados e é destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.

Para o vice-presidente, Ederson Madruga, a decisão marca um momento histórico e de grande relevância para a Cooperativa, que completa 55 anos em outubro. “A CERTAJA Energia pretende, neste hub, obter parcerias estratégicas com as centenas de empresas de tecnologia, buscando inovações e oportunidades de negócios”, ressalta. “Aculturar a inovação nos nossos processos trará otimização, incremento de resultados e melhorias aos cooperados”, acrescenta.

Renato Pereira Martins, presidente da Cooperativa, destaca que o ramo de atividade da CERTAJA Energia exige constante evolução. "Às vezes, usamos nossas próprias forças; às vezes, não temos a condição necessária, em termos de estrutura financeira, estrutura humana, para acompanhar toda essa evolução. Então, nada melhor do que buscarmos apoio de entidades que tenham esse potencial, essa especialidade."
 


O Instituto Caldeira:

O Instituto Caldeira é sediado em um prédio de 22 mil metros quadrados, que conta com mais de 20 salas de reunião, quatro espaços de eventos e mais de 120 posições de coworking para uso dos membros. Realiza eventos semanais que abordam temas relacionados à tecnologia e inovação, pitchs de startups, discussões sobre inovação aberta, masterclass sobre novas tecnologias, entre outros.

Possui uma plataforma de educação, com espaço físico exclusivo dedicado a operações de educação (Ensino Superior e Profissionalizante), programas de formação de novos talentos e trilhas de capacitação executiva. Lidera, também, programas de desenvolvimento e aceleração para startups, além de oferecer benefícios e subsídios de parceiros para as startups da comunidade Caldeira.

O Instituto conta, ainda, com programas de inovação aberta para conectar grandes empresas e seus desafios de negócios às soluções de startups do Brasil e do mundo.

"Nós, aqui no Rio Grande do Sul, somos privilegiados por ter o Instituto Caldeira. A gente teve a oportunidade de conhecer todo o potencial que eles têm a nos oferecer. É importante termos uma equipe interna engajada nessa ideia, que abrace esse objetivo", comenta Martins.