Câmara aprova semana da Imigração Alemã em Paverama
Projeto de lei n° 012/2022, de 16 de agosto de 2022, foi aprovado por unanimidade.
22/08/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Política
A Câmara de Paverama aprovou na sessão da quinta-feira, dia 18, a instituição ao calendário oficial do município o Dia da Imigração Alemã, no dia 25 de julho. Na semana desta data será comemorada de forma cultural a Semana da Imigração Alemã. O projeto foi proposto pelo vereador Gilmar Reckziegel (PSB).
Durante a Semana da Imigração Alemã, o Executivo através da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Lazer, fará apresentações e exposições artísticos-culturais, que poderão ser realizadas em órgãos, espaços públicos, escolas e comunidades, a fim de preservar a história da imigração alemã.
“Um povo sem cultura é um povo sem história. Nós não podemos deixar se perder nossa cultura, ela deve ser preservada. Temos o grupo de danças folclóricas Origens e os grupos de corais que de forma voluntária seguem exaltando a cultura alemã, divulgando e levando o nome de Paverama. Com esse projeto poderemos exaltar e deixar viva a história e as tradições para as novas gerações” destacou o vereador autor do projeto, Gilmar Reckziegel (PSB).
A data de comemoração escolhida, dia e semana de 25 de julho, para comemorar a Imigração Alemã no Município, vai de encontro com a mesma data em que é comemorado a chegada dos primeiros imigrantes alemães no Brasil.
Por volta do ano de 1855, os primeiros imigrantes da cultura alemã, vieram para Paverama, momento em que colonizadores germânicos localizaram-se ao lado norte da principal estrada que dividia a localidade a partir de Posses e Fazenda São José, até Morro Azul.
Desde o momento que vieram os primeiros imigrantes, as comunidades continuaram a manter as tradições germânicas, à exemplo das comunidades do centro da Cidade, Cidade Baixa, Santana, Linha Brasil, Santa Manoela, Morro Azul, comemorando anualmente uma confraternização, festividade, comumente conhecida como “Kerb”.
Projeto de lei n° 012/2022, de 16 de agosto de 2022, foi aprovado por unanimidade.