Codevat realiza pesquisa sobre condições das telecomunicações no Vale do Taquari

Formulário fica disponível até o dia 12 de abril.

09/04/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

O Conselho de Desenvolvimento de Vale do Taquari (Codevat) está realizando uma pesquisa com o objetivo de identificar os pontos defasados do sistema de telecomunicações do Vale do Taquari. Disponível online, o formulário pode ser acessado por meio deste link http://bit.ly/2YVHA7q ou na página do Facebook do Codevat até o dia 12 de abril.

A ação é a uma empreitada similar à realizada em 2014. O movimento articulou, à época, ações com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), deputados e senadores para tratar do tema. Foi construída uma pauta com o Ministério Público Federal (MPF) que acompanhou o tema e foi até as operadoras de telefonia.

"Nosso maior problema é a telefonia móvel. O que MPF fez? Trabalhou para buscar respostas durante todo esse tempo.No ano passado o Ministério saiu de cena. Aquilo que era possível ser respondido, foi", contextualiza a presidente do Codevat, Cíntia Agostini.

De 2014 pra cá a pauta avançou, mas retorna às discussões - no planejamento estratégico da região e nas assembleias regionais - como um tema fundamental para o Vale do Taquari. "Por isso a nova pesquisa que possa embasar o que iremos fazer agora. Após o retorno da população será decidido como encaminhar o que surgir", revela a presidente.

A intenção do Conselho, em ação conjunta com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Câmara de Indústria, Serviços e Comércio do Vale do Taquari (CIC VT) e Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) é diagnosticar as dificuldades enfrentadas nos municípios.

Assembleia geral:

No dia 17 de abril, a partir das 10h, o Codevat realiza a assembleia geral, a primeira de 2019. O evento acontecerá no auditório do Prédio 16 da Universidade do Vale do Taquari e tem, dentre as pautas, comunicações e encaminhamentos sobre temas de interesse do Vale: regionalização, a privatização da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a cadeia leiteira. A assembleia também será espaço para socialização da metodologia e dos pagamentos da Consulta Popular realizada em 2018.

Também serão apresentados os dados coletados na pesquisa sobre as telecomunicações na região. A diretoria do Codevat fará a apreciação das contas do exercício de 2018. O evento também contará com a presença da Concessionária CCR ViaSul, para a apresentação do órgão e do projeto de concessão da Rodovia da Integração do Sul (que reúne as BRs 386, 448, 290 e 101). A fala é uma proposta conjunta da Amvat, CIC e AVAT

Lucas George Wendt/Codevat