Defesa Civil emite alerta para tempestades no Rio Grande do Sul neste domingo
Defesa Civil emite alerta para tempestades no Rio Grande do Sul neste domingo.
14/11/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

O CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil) emitiu, nesta sexta-feira, dia 14, um alerta sobre o avanço de uma frente fria que deve provocar tempestades no domingo, dia 16, em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
A previsão indica possibilidade de ventos acima de 90 km/h, chuva moderada a forte, queda de granizo e incidência de raios em todo o Estado.
Segundo o órgão, os fenômenos deverão ocorrer à medida que a frente fria avança pelo território gaúcho ao longo do dia. As tempestades devem atingir Campanha, Sul e Oeste entre o final da madrugada e o início da manhã.
As regiões Centro, Noroeste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e Litoral Médio podem ser impactadas entre o final da manhã e o início da tarde. Já as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Litoral Norte, Serra e Vales devem observar as mudanças meteorológicas a partir da tarde.
Volumes de chuva podem chegar a 75 mm/dia:
A precipitação deve variar entre 15 mm/dia e 50 mm/dia na maior parte do Estado, com acumulados que podem atingir 75 mm/dia de forma pontual no Oeste, Missões e Noroeste.

Na segunda-feira, dia 17, ainda são esperados períodos de chuva moderada a forte com raios em áreas do Norte, Nordeste, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Nesses locais, os volumes podem variar entre 20 mm/dia e 50 mm/dia, com registros isolados de até 60 mm/dia. Nas demais regiões, a previsão é de chuva fraca a moderada, entre 5 mm/dia e 20 mm/dia.
Níveis dos rios:
Os níveis dos rios permanecem, em sua maioria, dentro da normalidade em todo o Estado, com algumas estações em atenção na Região Metropolitana e níveis baixos na região Central. A tendência é de estabilidade ou declínio.
Com as chuvas previstas, a Defesa Civil alerta para a elevação de arroios, córregos e pequenos rios, especialmente em áreas ribeirinhas. Apesar disso, não há indicação de risco de inundação de grandes rios neste momento. O órgão também reforça que alagamentos urbanos podem ocorrer.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana
