Definida data de início dos testes da praça de pedágio de Taquari
Conforme o Grupo Sacyr, o ponto de cobrança de Taquari entrará na chamada operação assistida a partir de 21 de agosto.
08/08/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Polícia e Trânsito
O grupo Sacyr - por meio da Rota de Santa Maria - definiu as datas de início da operação assistida das três novas praças de pedágio que começarão a funcionar na RS-287. As estruturas estão localizadas em Santa Maria - km 214 -, Paraíso do Sul - km 168 -, e Taquari - km 47.
- Todos serão classificados pelo operador conforme categoria, e após isso, serão liberados, sem a necessidade de pagamento da tarifa. Pedimos a compreensão e a colaboração dos usuários no sentido de respeitar a sinalização, as instruções e os operadores -, destaca o coordenador de Operações da Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu.
Se houver formação de filas ou lentidão no trânsito nas novas praças, a empresa afirma que as cancelas serão liberadas durante este período preliminar. A fase de testes precede o começo da cobrança, que deverá ocorrer em setembro.
A Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPGG) informa que aguarda que a Rota de Santa Maria encaminhe um pedido de vistoria nas novas instalações. Se forem atingidas as exigências contratuais, o governo do Estado encaminha a documentação para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) se manifestar. Quando for concluída a etapa burocrática, a concessionária tem prazo de dez dias para poder iniciar a cobrança.
Além disso, as praças existentes, de Candelária - km 131 - e Venâncio Aires - km 86 -, estão sendo ampliadas. Elas também passarão por um período de testes nos próximos dias.
O objetivo é permitir que os novos sistemas, sensores, câmeras e demais equipamentos instalados sejam utilizados de forma supervisionada pela equipe de tecnologia da concessionária. Durante esse período, essas novas pistas serão abertas durante intervalos para categorias e formas de pagamento específicas, com atendimentos acompanhados pelas equipes de tecnologia e implantação.
- Essa fase de testes é necessária para garantir a integridade e funcionalidade dos novos sistemas e equipamentos -, completa Abreu.
O valor do pedágio também precisa antes ser reajustado pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). O aumento anual será apreciado no final de agosto.
A tarifa para carros custa atualmente R$ 3,70 e deverá passar para R$ 4,20, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).