Em reunião com lideranças, CCR ViaSul apresenta projeto de recuperação da ponte do rio Taquari
No plano divulgado, a Concessionária irá implementar ações mais robustas na estrutura do dispositivo, que foi severamente impactado pela última enchente histórica no Estado.
25/09/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito
Em reunião com lideranças do Vale do Taquari na manhã desta quarta-feira, dia 25, a CCR ViaSul apresentou o projeto de recuperação da ponte Norte (sentido interior) do rio Taquari, no km 349 da BR-386 entre Estrela e Lajeado.
No plano divulgado, a Concessionária irá implementar ações mais robustas na estrutura do dispositivo, que foi severamente impactado pela última enchente histórica no Estado.
Conforme a empresa, será necessário realizar o reforço das fundações que dão sustentação à ponte. Para isso, equipe especializada em trabalho offshore (dentro de embarcações no rio) fará a execução de novas estacas consolidando-as com o bloco de fundação existente. Esse bloco será ampliado para receber os esforços advindos do tabuleiro da ponte e transferi-los para as novas fundações executadas. Para este trabalho serão necessários balsas de apoio, perfuratrizes e equipe de mergulhadores especializados.
Outra equipe continuará trabalhando nos serviços de recuperação dos pilares, já em andamento, ampliando a sessão original do pilar utilizando andaimes e plataforma de acesso para trabalho sobre o rio.
“Todas essas atividades têm como intuito principal garantir a segurança das pessoas. Sabemos da importância da ponte para o Vale do Taquari e, justamente por isso, não estamos medindo esforços para garantir que ela esteja íntegra e assim permaneça”, afirma Fernando de Marchi, diretor da CCR ViaSul.
Em razão disso, a estimativa é de que todas as ações sejam concluídas em, aproximadamente, seis meses, considerando o cenário atual.
Intervenções emergenciais:
No último final de semana, a CCR ViaSul anunciou a necessidade de interditar totalmente a pista Norte (sentido interior) da rodovia sobre a ponte do rio Taquari. A ação foi tomada após serem detectadas novas alterações nos monitoramentos constantes realizadas pela Concessionária na estrutura, que verificaram o surgimento de anomalias mais severas no dispositivo que, a partir de agora, atuarão no reforço de quatro conjuntos estruturais da base da ponte.
Por conta da interdição, o fluxo na rodovia opera em sistema de contrafluxo, sendo uma faixa em cada sentido e uma terceira operando de forma reversível, ou seja, irá auxiliar o fluxo conforme o movimento mais intenso, ora sentido capital, ora sentido interior.
A Concessionária reforça que segue monitorando a estrutura, intervindo de forma a manter a segurança dos motoristas quando necessário.
Outras informações pelo Disque CCR ViaSul no 0800 000 0290, pelo WhatsApp (51) 3303-3858, com o Serviço de Informação ao Cliente (SIC) no (51) 9 9761-2846, ou, ainda no site https://rodovias.grupoccr.com.br/viasul/.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana