Estado homologa situação de emergência de Paverama em função da estiagem
25/04/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Agricultura e Meio Ambiente
O Governo Estadual publicou no Diário Oficial do Estado, no dia 14 de abril, a homologação da situação de emergência de Paverama em função da estiagem.
Devido à pouca quantidade de chuvas, especialmente nos meses finais de 2022 e iniciais de 2023, que ficou abaixo da média histórica, registrando perdas diversas no setor primário do município.
Paverama decretou situação de emergência em 25 de janeiro, por meio do decreto 1.246, baseado em um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, EMATER-RS/Ascar e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que constatou grandes prejuízos, principalmente na agricultura, encaminhando solicitação de ajuda junto aos órgãos competentes do Estado.
O principal atendimento realizado foi o fornecimento de água para as casas e principalmente para dessedentação animal, que resultaram em despesas de R$ 39.069,47.
A EMATER-RS/Ascar, por meio de laudo técnico, informou que as perdas agrícolas superam os R$ 16 milhões nas lavouras de milho, soja, pastagens, frutas e hortaliças. Também contabilizam os prejuízos na perda de peso e queda da produtividade dos animais.