Feira do Livro de Fazenda Vilanova estimula a leitura por meio da interação com escritores
11/08/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura
Ao se ler um livro, há também a curiosidade sobre quem escreveu aquela obra, suas inspirações, sua história de vida, o que acaba sendo um estímulo a mais à leitura. E é por meio das feiras do livro que estes questionamentos podem ser respondidos, além de outras curiosidades. Na 16ª Feira do Livro de Fazenda Vilanova não foi diferente.
Alunos, professores e comunidade em geral puderam interagir e conhecer mais sobre os dois autores presentes na Feira do Livro: o catarinense, mas hoje passo-fundense Pablo Moreno e o arroio-meense Wanderley Xumby Theves. As obras dos dois autores foram trabalhadas nas salas de aula de Fazenda Vilanova durante o ano. A aluna vilanovense do Ensino Médio Camily Micaéli Moura também esteve presente na Feira, apresentando o livro que está sendo escrito.
Durante a Feira do Livro, os escritores falaram de sua trajetória, de suas histórias e inspirações. Questionamentos dos alunos também foram respondidos, oportunidade em que também foi reforçada a importância da leitura. E, ao final de cada palestra, sessão de autógrafos, para eternizar aquele momento ímpar. “A Feira do Livro é um importante instrumento para fomentar a leitura. E quando tornamos possível a interação com os escritores, este processo se consolida com mais facilidade e cria memórias afetivas”, pontua o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Fabrício Meneghini.
Pablo Moreno foi destaque da programação de quinta-feira da Feira do Livro, mesclando palestra e canções populares. Na oportunidade, ele lembrou sua origem humilde, com avós e pais analfabetos. “O que me fez diferente foi ter encontrado na escola os livros. Os livros mexem com duas dimensões do ser humano. Uma delas é a dimensão cognitiva, organizando o conhecimento através da linguagem, fazendo com que consigamos entender melhor o mundo. A outra dimensão é o emocional, quando, com a trajetória do personagem, conseguimos lidar com as nossas emoções e dificuldades”, expôs.
Moreno também falou da importância das feiras do livro. “As feiras do livro trazem para a comunidade o livro, a descoberta do livro. Então fazer com que uma comunidade se encontre com a leitura é um momento muito importante para a transformação de uma cidade, especialmente na dimensão da arte. A arte, independente de sua manifestação, tem como uma de suas bases as histórias. A feira do livro faz uma cidade mudar seu sonho. E mudando o sonho mudamos o mundo”, sublinhou.
Já Wanderley Xumby Theves palestrou e interagiu com alunos e comunidade na sexta-feira, especialmente sobre o seu livro “Chumbinho e Tripé”, não faltando em sua apresentações várias canções infantis. “Essa história é baseada em minha história de amizade com meu cachorrinho Tripé, que, quando o adotei, só tinha três patas. E este é um tipo de literatura que é quase inexistente. Portanto, com este livro, procuro passar muitas lições, em especial no que se refere à inclusão”, frisou.
Theves também colocou que as feiras do livro contribuem ativamente com o desenvolvimento de uma cidade. “Gosto muito das feiras de livro. As feiras do livro estimulam, instigam as crianças para o bom caminho. Tudo seria melhor se todas as pessoas lessem ou tivessem mais contato com a leitura. Um povo sem cultura não funciona direito”, enalteceu.
Quem também teve a oportunidade de ter uma experiência como escritora em Feira do Livro foi a jovem Camily Micáeli Moura, de 15 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova. Ela está escrevendo o seu primeiro livro, intitulado “Um amor florescente”. “É uma história de uma garota de 19 anos que se torna historiadora, com o objetivo de encontrar o seu irmão desaparecido. Junto com suas novas amigas passará por grandes aventuras”, resumiu.
Prefeito de Fazenda Vilanova Amarildo Luis da Silva. Créditos: AI/Divulgação
A jovem também demonstrou a alegria de estar na Feira do Livro do seu município. “Estou muito feliz em já poder estar apresentando meu trabalho na feira do livro, ainda mais aqui em Fazenda Vilanova. Não imaginei que já chegaria neste momento, pois, a princípio, estava escrevendo só para mim. A inspiração para este livro vem das séries coreanas que gosto muito de assistir. Por isso, até os nomes dos personagens são coreanos”, destacou.
A 16ª edição da Feira do Livro teve como tema um pensamento de Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. Com diversas atrações, a programação ocorreu junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, no Centro. Além da conversa com os escritores, a programação ainda contemplou a comercialização de livros da Kadernu’s Editora, Livraria e Papelaria; interação com a “Professora Maluquinha”, do projeto Hora do Conto de Fazenda Vilanova; e oficina de desenho com Wessley Gomes.
A 16ª Feira do Livro foi uma promoção da Administração Municipal de Fazenda Vilanova, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. O apoio é de Sicredi Ouro Branco e Kadernu’s Editora, Livraria e Papelaria.