Gato Maracajá: Ameaçado de extinção no RS, gato silvestre é encontrado morto na localidade de Aterrados, em Paverama

Suspeita é de que o animal tenha sido atropelado.

14/06/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Um gato maracajá foi encontrado morto, nesta quinta-feira, dia 13, na localidade de Aterrados, próximo a BR-386, em Paverama.  

Ele foi visto por motoristas que perceberam o animal já sem vida na VRS-835, os condutores acreditam que o gato silvestre tenha sido atropelado. A imagem do animal rodou as redes sociais, principalmente no aplicativo whatsapp.

O animal pode ser visto em todo o Rio Grande do Sul, em florestas e áreas verdes como as que cercam o local encontrado. Ameaçado de extinção no Estado, o maracajá aparece como "quase ameaçado" no país.

O atropelamento é a maior causa da morte de animais silvestres no país: mais de 1 milhão por dia. Eles aparecem em áreas urbanas geralmente por conta da degradação do hábitat, em casos como desmatamento, à procura de alimento (aves e pequenos mamíferos). São inofensivos e costumam atacar apenas quando ameaçados.

O maracajá é, em geral, maior do que gatos domésticos e mede entre 60 e 75 centímetros. Tem cauda grossa e maior do que o corpo e olhos maiores do que os de gatos comuns.

Clic Paverama | Clic do Vale