Hospital Ouro Branco alerta para superlotação
A casa de saúde suporta cerca de 85 pacientes por dia, somente no último final de semana foram atendidos 115 e 110, no sábado e domingo, respectivamente.
16/05/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar
A Emergência do Hospital Ouro Branco (HOB) enfrenta um período de superlotação com um aumento expressivo dos atendimentos de urgência e emergência (classificação de risco amarela e vermelha).
Nos últimos 11 dias, a Emergência do HOB registrou 379 atendimentos de urgência. Este cenário resulta no aumento do tempo de espera para atendimento dos pacientes “pouco e não urgentes” (classificação de risco verde e azul) que representam em torno de 75% dos atendimentos.
A casa de saúde suporta cerca de 85 pacientes por dia, somente no último final de semana foram atendidos 115 e 110, no sábado e domingo, respectivamente. Na maioria dos casos gripes e doenças respiratórias. Existe uma preocupação devido a proximidade com o inverno, o que pode acarretar em colapso.
O hospital reitera que não nega atendimento aos pacientes, mas a recomendação é que serão priorizados os atendimentos de casos de urgência e emergência, que são os pacientes com maior gravidade.
Contudo, a superlotação coloca em risco a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes, causando demora e insatisfação dos usuários e familiares, além de fadiga dos profissionais das equipes de atendimento.
Diante disso, visando a melhoria contínua dos processos, em março de 2023, o HOB implantou o serviço de Ouvidoria, que tem como funções receber e avaliar as solicitações, sugestões, reclamações, elogios e denúncias e encaminhá-las aos setores competentes para o devido atendimento e retorno ao interessado.
A manifestação de Ouvidoria pode ser enviada pelo site https://hospitalourobranco.com.br/, pelo telefone 51 3762-1659 ou presencialmente na Área Administrativa/Setor de Qualidade.
Todas as manifestações são analisadas pela equipe diretiva do hospital, que retorna ao solicitante em até 7 dias úteis.
“Pedimos, gentilmente, que utilizem esse canal, pois conversando diretamente com a equipe do hospital, o usuário terá a oportunidade de entender melhor o processo, fazer as críticas, sugerir ações corretivas e contribuir para a melhoria dos processos da casa de saúde” destaca a direção da casa de saúde.
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