Confirmado: Jaqueline encontrou um doador de medula óssea

A informação foi compartilhada pela família nas redes sociais.

11/11/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A paveramense Jaqueline Kolling Borges, de 21 anos, que mobilizou pessoas de Paverama e diversas cidades da região através de campanha por doações de medula óssea, conseguiu doador totalmente compatível. A informação foi compartilhada pela família nas redes sociais.

Jaqueline, que mora em Paverama, mas por conta do tratamento está residindo em Lajeado, luta contra uma leucemia desde o início de 2018, quando foi diagnosticada com a doença, mas buscava um doador de medula óssea desde março.

(Jaque confirmou através das redes sociais a notícia. Créditos: Divulgação)

O apelo nas redes sociais foi lançado por diversas pessoas, empresas, veículos de comunicação. Diversos ônibus e vans estiveram no Hemocentro fazendo o exame de compatibilidade. Vários testes foram feitos entre os familiares, mas em nenhum caso a compatibilidade era total. A informação de um possível doador chegou no final de outubro, o que veio a se confirmar após baterias de exames.

A esperança dos pais era a de que houvesse um doador 100% compatível e que ele fosse localizado o mais rápido possível para que a filha passasse por menos sessões de quimioterapia. E foi o que aconteceu.

“Com extrema gratidão a Deus que informo que a Jaqueline conseguiu um doador de medula óssea 100 % compatível a confirmação veio hoje” disse  Leandro Borges, pai de Jaqueline.

Nestes casos, as chances são de uma em 100 mil. A família não tem informações sobre o doador, por isso não é possível saber se ele já fazia parte do cadastro nacional ou foi sensibilizado a se cadastrar depois da campanha.

Para ser um doador:

Quem quiser ser um doador, pode procurar um hemocentro, colher o sangue e fazer o cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Também é importante manter o cadastro atualizado para que seja encontrado caso o doador seja compatível com alguém que esteja precisando do transplante.

Clic Paverama | Clic do Vale