Liga de Combate ao Câncer de Paverama será oficializada na próxima sexta-feira, dia 14

Iniciativa surgiu entre agentes de saúde que identificaram aumento nos casos e falta de rede de apoio no município.

11/11/2025

Por @ClicDoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Paverama

A Liga de Combate ao Câncer de Paverama será oficialmente apresentada na próxima sexta-feira, dia 14 de novembro, em evento na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 19h30. A criação da entidade nasceu do engajamento de agentes comunitárias de saúde preocupadas com o aumento dos casos de câncer e a ausência de uma rede de apoio às famílias afetadas.

A proposta surgiu durante uma reunião do grupo, quando o então secretário de Saúde, Ederson da Rocha, sugeriu conhecer a estrutura da Liga de Fazenda Vilanova, referência regional no atendimento a pacientes oncológicos. Representando Paverama, Eliana Amaral e Elivani Guiales visitaram a entidade e observaram seu funcionamento. “Diferente da Liga do Câncer de Teutônia, que tem foco no público feminino, queríamos algo que acolhesse todas as pessoas, independentemente de gênero ou idade”, explica Eliana.

Com a pauta retomada neste ano, as agentes buscaram apoio do vice-prefeito David Moura, que esteve em Fazenda Vilanova para conhecer o modelo de atuação e avalizou a iniciativa. O vereador Cristiano Keller passou a colaborar com a parte burocrática de formalização, enquanto o advogado Josué da Rosa auxilia nos trâmites judiciais e na documentação necessária.

Foi estruturada uma diretoria provisória, composta por presidente, vice-presidente, 1ª e 2ª secretarias, 1ª e 2ª tesourarias e seis fiscais (três titulares e três suplentes).

O principal objetivo da Liga de Combate ao Câncer de Paverama é oferecer apoio emocional, social e prático às famílias de pacientes em tratamento. A proposta inclui formar uma rede de voluntários com profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas, além de firmar parcerias com farmácias e empresas locais para aliviar custos com medicamentos e insumos.

“O câncer é uma doença de tratamento longo, e os recursos emocionais e financeiros das famílias acabam se esgotando. Queremos estar ao lado de quem enfrenta essa batalha, oferecendo acolhimento e apoio”, reforça Eliana Amaral.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC