Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura é tema de Seminário Regional em Teutônia

20/07/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Um público de cerca de 120 pessoas – entre agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças - ocupou na terça-feira, dia 18, o salão comunitário Martin Luther, em Teutônia, para o Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura.

O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Associação Teutoniense de Apicultores (ATA), teve o objetivo de debater alternativas para o combate da mortandade de abelhas que, em muitos casos, está ligada ao uso desenfreado de agrotóxicos. 

Na ocasião foram realizadas duas palestras, com os temas, "Estratégias de manejo de plantas daninhas de difícil controle", ministrada pela professora da área de Herbologia da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) Catarine Markus e "Soja e Abelhas: Uma Integração Harmônica Possível", apresentada pelo pesquisador da Embrapa Décio Luiz Gazzoni. "A intenção geral foi a de propor um diálogo harmônico e integrado entre o agronegócio e a apicultura", explicou o extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Fries. 

Fries salienta o fato de, atualmente, muitas pesquisas já comprovarem a possibilidade de produzir mais soja e ainda preservar enxames a partir do manejo correto. "O que reforça a ideia do Encontro de buscar soluções sem que haja prejuízo em qualquer das partes, no que diz respeito ao consórcio entre o cultivo de grãos e a manutenção das abelhas", enfatiza. "E todos sabemos a importância das abelhas quando o assunto é a polinização e a manutenção da biodiversidade", completa o responsável técnico da ATA, Adilson Cord. 

Nesse sentido, a palestra de Gazzoni apresentou estudos que evidenciam o potencial da soja como pasto apícola – o que resulta em um tipo de interação que pode ser muito positiva, com incremento de produção na lavoura aliada a um mel de excelente aceitação no mercado. Em sua manifestação, o pesquisador detalhou questões técnicas a respeito dos melhores períodos para polinização, locais adequados para colocação das caixas e outras recomendações, revisões e inspeções gerais para que haja sucesso no consórcio. 

De forma complementar, o palestrante destacou ainda a importância de uma boa comunicação entre apicultores e sojicultores, sendo fundamental haver transparência no que diz respeito a sistemas de produção e manejos utilizados. "É o diálogo entre ambas as partes que resultará em um sistema de 'ganha ganha' com a produtividade da soja e de mel aumentando com as colônias sendo preservadas, sem comprometer a rotina de aplicações do grão", frisa o docente, que cita ainda uma série de práticas agrícolas e apícolas que devem ser seguidas para que a empreitada seja bem sucedida. 

Já a fala de Markus teve como ponto central o manejo de plantas daninhas de difícil controle e a importância de mantê-las abaixo do nível do dano econômico nas mais diversas culturas. Como pontos chave para um resultado satisfatório destacou o manejo pré-semeadura, a dessecação em mistura ou sequencial, a utilização de culturas de cobertura, o controle das piores espécies o ano inteiro e atenção às plantas escape ou que não aparecem comumente. "Nesse sentido não podemos perder de vista que o herbicida não é a única ferramenta para controle de buvas, de papuas, de carurus ou do capim amargoso" observou. 

Além das palestras, o evento contou com mesa redonda e debates com a participação do supervisor da Emater/RS-Ascar, Cezar Burille, que apresentou um diagnóstico regional da apicultura, com dados gerais sobre a apicultura na região, potencialidades e gargalos do setor. Lideranças como os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste e Carlos Lagemann e a secretária de Agricultura de Teutônia Lídia Dhein e outras prestigiaram o Encontro. O patrocínio foi da Cooperativa Sicredi, da Cooperativa Agroindustrial São Jacó LTDA (Cooperagri) e do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob). O apoio foi da Prefeitura Municipal de Teutônia.