Menino com catarata congênita consegue realizar cirurgia

A cirurgia ocorreu na tarde de quinta-feira (9), e o pequeno David já está bm.

Por Clic Paverama
Em Paverama

Na tarde de ontem, o morador do Centro de Paverama, Davi Galileu Vargas do Couto, de 3 anos e meio, realizou a primeira cirurgia contra o avanço da catarata congênita. O procedimento no olho esquerdo foi realizado às 14h, no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. A cirurgia no olho direito está marcada para a próxima quinta-feira, 16 de março.

A mãe de Davi, Inara Beatriz de Vargas (46), relata que, há cerca de cinco meses, o menino começou a aproximar-se cada vez mais da televisão para assistir aos seus programas infantis. 

"Parecia que ele queria pegar os personagens, tocar", comenta a mãe. Quando o filho começou a aproximar os objetos do olho direito, na tentativa de enxergá-los, e quando ela percebeu uma "pintinha branca" na pupila do olho esquerdo do filho, procurou por ajuda médica.

Após consulta em Estrela - e alguns exames -, veio o diagnóstico: Davi sofre de catarata congênita. Já perdeu totalmente a visão do olho esquerdo. Para evitar a progressão da doença no olho direito, que já está afetado, o menino precisava passar por procedimento cirúrgico.

"O médico disse que a cirurgia devia ser feita em, no máximo, 30 dias. A cegueira é irreversível", conta a mãe, que também levou Davi a Porto Alegre, onde obteve o mesmo diagnóstico. 

Uma cirurgia particular chegou a ser marcada. Duas, aliás: uma para o dia 23 de fevereiro; outra para o dia 9 de março. A família, que não tinha como arcar com os custos dos procedimentos - cerca de R$ 9 mil cada -, ficou de mãos atadas. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia poderia demorar demais - e Davi não dispunha de tempo.

Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Teutônia - que abrange o município de Paverama -, Jair João Franz destaca a urgência do caso. "A ação foi proposta para atender os interesses do menino, nesta questão que se tornou urgente; para romper a fila da SUS, dando prioridade para essa criança." 

 

Cris Lautert Soares/O Inforrmativo do Vale/O Fato Novo/Clic Paverama