Morador do bairro Morro Bonito é o primeiro caso confirmado de dengue em Paverama

Um homem de 34 anos, morador do Bairro Morro Bonito, que está internado em Estrela, em quadro estável.

19/05/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A Secretaria Municipal da Saúde de Paverama confirmou o primeiro caso de Dengue no município.

Um homem de 34 anos, morador do Bairro Morro Bonito, que está internado em Estrela, em quadro estável.

Após confirmação do caso, as agentes de saúde em parceria com a agente de endemias, realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 19, uma vistoria de 150 metros do local onde reside o infectado.

Pede-se a todos uma atenção especial. Verifique se no pátio de sua residência há água acumulada em vasos ou recipientes.

Fique atento aos sintomas da dengue: febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares, dor abdominal intensa, ou dor quando o abdome é tocado, vômitos persistentes , sangramento de mucosas , intensa dor de cabeça ( dor atrás dos olhos) mal estar, fadiga, perda de apetite.

Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre 5 e 15 dias, podendo haver dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo. 

A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, em que o mosquito Aedes aegypti ao picar uma pessoa com dengue, adquire o vírus, podendo transmitir para outras pessoas.

Redação Clic Paverama