Polícia Civil de Paverama alerta sobre golpes de estelionato aplicados em grupos nas redes sociais

Três casos de estelionato foram registrados em Paverama na última semana.

11/12/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

Três ocorrências de estelionato foram registradas na Delegacia de Polícia Civil de Paverama nos últimos dias. Em todos os casos as pessoas foram ludibriadas por meio da internet.

Os crimes ocorreram de forma cibernética, ou seja, por meio de grupos na rede social Facebook. Conforme a Inspetora Aline Sofia Biegelmeier, dois deles foram por meio de negociações de alugueis de apartamento, onde as pessoas iniciaram conversas na rede social com um suposto corretor de imóveis, após tratativas, depositaram um valor na conta do “locatário” para garantir o apartamento. Ao confirmar o recebimento do valor o "corretor de imóveis" desapareceu nas redes sociais e não deu mais respostas. As vítimas foram lesadas com R$ 700,00 e R$ 500,00.

O terceiro caso foi de uma compra através de um grupo no Facebook, onde um homem adquiriu um produto. O vendedor exigiu pagamento antecipado por meio de depósito, o que foi feito pelo comprador. A vítima desconfiou que poderia ser um golpe quando produto atrasou e ao solicitar informações, o suposto vendedor não respondeu e o contato já não era mais possível por meio das redes sociais.

Os casos foram registrados na Delegacia de Polícia Civil de Paverama. A Inspetora Aline alerta toda comunidade sobre este tipo de golpe, pois ele vem aumentando na nossa região.

Como se proteger?

Uma das formas de se proteger é prestar bastante atenção na hora de fazer ou fechar qualquer negócio, alerta a inspetora. Além de preferir a velha prática do “cara a cara” na hora de confirmar ou assinar documentos, evitar compartilhar dados pessoais, ou de contas financeiras com pessoas desconhecidas ou em grupos de compras; Prestar atenção ao abrir links enviados por aplicativos, já que podem colocar em risco dados e a segurança de quem os abre. A leitura é sempre uma aliada, e através dela é possível encontrar erros gramaticais que colocam em dúvida a veracidade do conteúdo.

Como não cair no golpe:

- Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos.

- Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger.

- Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido.

- Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.

- Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.

Clic Paverama | Clic do Vale