Reconstrução da BR-386 vai durar mais de um ano

O principal desafio será recuperar a estrada entre Fontoura Xavier e Paverama. Os quase 100 quilômetros chegaram a ficar diversos dias com interrupção total.

13/06/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

Uma das rodovias mais atingidas pela enchente de maio, a BR-386 só deverá estar totalmente reconstruída no segundo semestre do ano que vem. Mais de 60 pontos diferentes foram afetados.

A CCR ViaSul estima que irá gastar R$ 250 milhões nos reparos necessários. Desse total, R$ 132 milhões serão investidos na recuperação de taludes e realização de terraplenagem, já que trechos da rodovia foram levados pela força d'água. 

Mais de R$ 5 milhões serão gastos na recuperação do asfalto. Outros R$ 43 milhões serão investidos na recuperação de pontes e viadutos. Ao menos cinco estruturas foram atingidas; Taquari, Boa Vista, ponte seca e Estrela.

O principal desafio será recuperar a estrada entre Fontoura Xavier e Paverama. Os quase 100 quilômetros chegaram a ficar diversos dias com interrupção total.

Segundo previsão da concessionária, os reparos só estarão 100% concluídos até julho de 2025. Antes disso, ao longo do primeiro semestre do próximo ano, as obras para corrigir os problemas causados pelo deslizamentos que atingiram o km 288, em São José do Herval; e os kms 297 e 308, em Pouso Novo, deverão, serão concluídas.

Enquanto isso, usuários da rodovia precisarão se acostumar a passar por desvios provisórios. O seguro contratado pela concessionária já foi acionado. A empresa ainda aguarda a confirmação do pagamento do benefício. 

Primeiras ações:

Com trechos que foram levados pela força d'água, usuários da rodovia ficaram ilhados. Enquanto não consegui criar desvios que permitiriam a reconexão a BR-386, a CCR ViaSul atuou para levar mantimentos para as vítimas da enchente. Também realizou a construção de um corredor de ajuda, para retirar a pessoas presas. Nestas ações, a concessionária investiu R$ 1,2 milhão.

A praça de pedágio de Montenegro ficou alagada. A infraestrutura do ponto de cobrança teve avarias na edificação, na parte elétrica, nos equipamentos e no pavimento. As intervenções deverão ser concluídas entre setembro e outubro. 

Questionamento na Justiça:

Na semana passada, o Ministério Público Federal ingressou com ação na Justiça pedindo a suspensão do pagamento dos pedágios na BR-386 enquanto durarem as obras de restauração.  Além disso, a concessionária precisaria garantir a trafegabilidade nos acessos ao município de Marques de Souza e realizar obras para evitar cruzamento pela rodovia em locais proibidos. Em caso de descumprimento, exige multa diária de R$ 100 mil.


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Fonte: JOCIMAR FARINA/GaúchaZH