Reunião busca solução para produtores de leite de Paverama
Reunião envolveu produtores, Poder Público e Cooperativa Languirú.
Por Clic Paverama
Em Agricultura e Meio Ambiente
No início de 2017 vinte produtores de leite das localidades paveramenses de Linha Brasil e Santa Manoela foram surpreendidos pelo fim da coleta de leite nas suas propriedades, desde então se busca uma solução para o problema estabelecido. A maior dificuldade enfrentada é a baixa quantidade de leite produzido nestas propriedades o que inviabiliza os investimentos necessários para atender o que a legislação exige, fato este agravado pelas recentes fraudes apuradas no setor leiteiro que intensificou a fiscalização e controle sobre o produto.
Conforme a Instrução Normativa 51 de 2002 e suas alterações, todo leite para consumo humano precisa necessariamente ser resfriado em resfriador à granel nas propriedades, sendo que estes equipamentos possuem no mínimo capacidade de 150 litros, e para o seu bom funcionamento precisam acondicionar no mínimo 10% da sua capacidade por ordenha para que não ocorra o congelamento do produto, nesse sentido o equipamento fica inviável para produções inferiores a 30 litros por dia.
Segundo o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Paverama, Mauro Scheuermann, logo quando se teve a notícia da paralisação da coleta por parte da Empresa de Laticínios Rancho Belo do Município de Travesseiro, houve um contato imediato com o Sr. Eduardo Grave, Sócio Gerente da empresa, que afirmou que a coleta de leite em Paverama era inviável para a empresa, mas garantiu que não ocorreria a paralisação da coleta entes que se tivesse uma solução para o problema, porém na mesma semana a coleta foi paralisada.
Também foi feito contato com a Empresa de Laticínios Frizzo de Paverama, a qual informou que não possui estrutura na unidade instalada no município para receber leite direto do produtor. Neste momento também se iniciou o contato com a Cooperativa Languiru, que foi a única empresa que manifestou interesse em absorver a produção desde que ocorram as adequações necessárias para o atendimento a legislação vigente.
Na reunião realizada na última terça-feira estiveram presentes o Vice Prefeito Elemar Dickel, o Técnico da Emater Aldacir Pretto, o Médico Veterinário do Município Fábio Dotto, o Secretário da Agricultura Mauro Scheuermann, os técnicos da Cooperativa Languiru Tiago Schneider e Fernando Staggemeier juntamente com os produtores envolvidos. Perante a situação apresentada ficou definido que os produtores interessados em continuar na atividade leiteira e vender o produto para a Cooperativa Languirú entrem em contato com a Secretaria da Agricultura de Paverama que fará os encaminhamentos para viabilizar a comercialização do leite produzido.
As condições a serem atendidas portanto é de produção mínima de 30 litros por dia, e aquisição do resfriador, que pode ser financiado diretamente pela cooperativa tendo as prestações descontadas na conta do leite ou ainda financiado através do Pronaf através dos bancos credenciados.
Segundo Fernando Staggemeier o custo aproximado do resfriador é de R$ 5.200,00 e o produtor recebe uma remuneração adicional de 3,5 centavos a mais por litro de leite a partir da instalação do resfriador, portanto um produtor com 100 litros de leite por dia pagaria o resfriador em 4 anos somente com a bonificação. O Secretário Mauro Scheuermann colocou o município à disposição para auxiliar os produtores no sentido de otimizar as propriedades e melhorar a eficiência da produção.
AI Paverama
Mais lidas da semana