STR de Paverama auxilia agricultores no encaminhamento de benefícios previdenciários

A entidade realiza a organização e digitalização da documentação de produtores, para solicitação de benefícios rurais como: Aposentadorias, pensão por morte, salário maternidade rural e auxílio doença.

04/05/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente

Desde o ano passado, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não tem mais realizado atendimentos presenciais para encaminhamento de aposentadorias, tanto para trabalhadores rurais como urbanos. Somente são realizados atendimento em casos específicos. Sendo assim, para acessar os benefícios as pessoas devem realizar todo o processo de forma virtual.

Por isso, sabendo da realidade da grande parte dos produtores rurais com relação ao acesso a internet, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG, firmou um acordo com o INSS, no sentido de possibilitar que os Sindicatos Rurais pudessem auxiliar, sendo uma ponte entre os produtores e o INSS.

Desta forma, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Paverama, está habilitado a realizar este processo de auxílio aos produtores, no encaminhamento de demandas como a aposentadoria rural pelo INSS Digital. Podem ser realizados agendamentos e encaminhamento de benefícios dos trabalhadores rurais no INSS, como aposentadoria, auxílio doença, licença maternidade e outros. O INSS Digital utiliza processo eletrônico para a análise dos benefícios, eliminando a circulação física de papeis. Assim, toda a documentação precisa ser encaminhada de forma digital ao INSS. A entidade conveniada também precisa fazer a entrega física do processo, que consiste em apresentar os documentos originais para conferência com os digitalizados. Depois, os processos serão enviados, de forma eletrônica, para os Polos de Análise do INSS.

‘‘Foi justamente pensando em facilitar o dia a dia dos associados e demais agricultores, que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paverama – STR, buscou a adesão ao convênio para executar esta intermediação com o INSS’’, destacaram

Para o presidente do Sindicato de Paverama, Luiz Ricardo Kochem, ‘‘o objetivo é de colocar o sindicato como elo de ligação entre o agricultor e o INSS, e assim facilitar o acesso aos benefícios’’, lembrou. Kochem enalteceu o empenho e ótimo trabalho realizado pela agência do INSS de Teutônia, para a qual são encaminhados os documentos. ‘‘O sindicato vem sendo bem assessorado pela agência do INSS de Teutônia. A gerência está sendo muito prestativa no auxílio aos sindicato, na forma como encaminhar os benefícios e bem como na solução de problemas e dúvidas que vem surgindo no percurso, e isso facilita muito o nosso trabalho’’, disse.

Redução de filas:

Com a pandemia do Corona vírus, o processo eletrônico do INSS Digital ganhou ainda mais importância, pois devido ao isolamento e a proibição de aglomerações, os encaminhamentos dos benefícios seguem sendo realizados.
A organização e digitalização dos documentos por parte do STR, facilita e acelera a análise os pedidos por parte dos servidores do INSS.

Idade para se aposentar:

Entre os benefícios que podem ser solicitados está a aposentadoria rural, no qual os agricultores devem observar a idade de 60 anos para os homens e 55 para as mulheres. Além de comprovar 180 meses de atividade rural.