Sicredi Ouro Branco e Sicredi Serrana fundam Federação Laços da Cooperação

Fecoopes é resultado da intercooperação entre cooperativas escolares e busca promover o protagonismo entre jovens estudantes.

01/11/2021

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades

Um momento para ficar guardado na história como modelo de intercooperação. Assim foi a Assembleia de Fundação da Federação Cooperativa Escolar Laços da Cooperação, que aconteceu no dia 15 de outubro. A cerimônia, realizada em formato híbrido, reuniu representantes das cooperativas escolares, professores e convidados na sede da Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa.  

A Fecoopes Laços da Cooperação surge do movimento realizado entre as Cooperativas Escolares fomentadas pela Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS, a fim de fortalecer o sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação. A partir deste importante pilar, o grupo busca reconhecer o engajamento de jovens lideranças, promovendo o seu protagonismo. “Este é um momento muito inspirador e que acontece em uma data simbólica, quando celebramos o Dia do Professor.

A Federação que nasce hoje vai ampliar o poder de transformação e mobilização, para que mais pessoas sigam nessa caminhada”, destaca Marcos André Balbinot, presidente da Sicredi Serrana. 

O objetivo da Federação Laços da Cooperação é desenvolver jovens talentos, compartilhar conhecimento, aumentar a mobilização e contribuir para atender a necessidade de representatividade das Cooperativas Escolares da região, envolvendo 40 cooperativas escolares. “Aprendemos aqui, com esses estudantes, como se faz intercooperação. Precisamos seguir esses exemplos que carregam a cooperação na essência”, afirma Neori Ernani Abel, presidente da Sicredi Ouro Branco.     

Everaldo Marini, assessor pedagógico, destaca a autonomia entre os jovens como um dos alicerces das cooperativas escolares. “Testemunhar o surgimento da Fundação faz ecoar a esperança e o respeito para uma sociedade mais justa, participativa, fraterna e empreendedora. Desejo que continuem sonhando, construindo, estudando, inspirando pessoas, sendo gente que faz, que brinca, trabalha, erra, mas nunca desiste dos sonhos”.  

O 1º presidente a assumir o Conselho Executivo da Federação Laços da Cooperação é o jovem Alex Diogo Cortina, associado da Coopertec, Cooperativa Escolar dos Alunos da Emef Teobaldo Closs, de Teutônia.

Saiba mais sobre cooperativas escolares e acompanhe todas as novidades da Fecoopes pelo Instagram em @fecoopeslacosdacooperacao. 

AI Sicredi