Simepar confirma que Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h

Fenômenos atingiram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo; seis pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas.

10/11/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Polícia e Trânsito

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira, dia 10, que três tornados atingiram cidades da Região Central do Estado na última sexta-feira, dia 7.

Os fenômenos chegaram a registrar ventos de até 330 quilômetros por hora, provocando grande destruição e mortes.

As cidades afetadas foram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo. Em Rio Bonito do Iguaçu, 90% da infraestrutura urbana foi destruída, segundo autoridades locais. O município foi o mais afetado, com cinco das seis mortes registradas, a outra ocorreu em Guarapuava.

De acordo com o Simepar, o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi formado dentro de uma tempestade supercelular, o tipo mais severo de sistema convectivo, e foi classificado como categoria F3 na escala Fujita, com ventos entre 300 e 330 km/h.

Em Guarapuava, o tornado foi identificado na região do distrito de Entre Rios, classificado como F2, com ventos de aproximadamente 250 km/h. Já em Turvo, outro tornado F2 foi registrado ao sul da área urbana, com ventos que chegaram a 200 km/h.

No total, seis pessoas morreram e mais de 780 ficaram feridas. O fenômeno também causou danos extensos em residências, propriedades rurais e na rede elétrica das regiões atingidas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC