Teutônia e Westfália firmarão convênio para construção de nova ponte sobre o Arroio Boa Vista
Solenidade ocorre na próxima terça-feira, dia 15, junto à ponte, na divisa dos dois municípios. Ponte interliga o Bairro Boa Vista (Teutônia) e a localidade de Linha Frank (Westfália).
10/01/2019
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Na próxima terça-feira, dia 15 de janeiro, será dado mais um passo para concretizar um antigo sonho dos moradores de Linha Frank, Westfália, e do Bairro Boa Vista, Teutônia: a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, que faz a divisa entre os dois municípios. Na ocasião, a partir das 9h30min ocorre a solenidade de assinatura do convênio entre as Prefeituras de Teutônia e Westfália. O ato ocorre junto à ponte e reunirá autoridades e comunidade.
O convênio, que prevê as obrigações de cada Município, tem como objetivo a conjugação de esforços visando a construção da nova ponte sobre o arroio Boa Vista, compreendendo a elaboração de projeto completo de engenharia e de seu respectivo projeto de licenciamento ambiental, bem como a contratação de empreiteira para execução das obras. A celebração de convênio entre as duas Prefeituras foi aprovada pelas Câmaras de Vereadores de Teutônia e Westfália ainda no final de 2018.
A parceria para a construção da ponte foi firmada no dia 20 de julho, quando os prefeitos se reuniram na ponte que atualmente há no local. Desde então, os dois municípios vinham trocando informações para estabelecer o convênio. No dia 21 de agosto, os prefeitos e engenheiros das duas prefeituras estiveram novamente no local, para dar início ao levantamento topográfico do local e à sondagem do leito e da margem do arroio. Na terça-feira, dia 8 de janeiro, o prefeito e a vice-prefeita de Westfália, Otávio Landmeier e Evanete Inez Horst Grave, estiveram em Teutônia, reunidos com o prefeito Jonatan Brönstrup e o vice Valdir Oliveira do Amaral, para definir detalhes da solenidade.
A intenção é aumentar a largura, o comprimento e a altura da ponte. Assim, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte. Por mais que os municípios sigam pleiteando recursos federais, a probabilidade de a obra ser executada com recursos próprios é maior. Inclusive, o convênio já irá prever reserva de recursos para a construção da ponte. A intenção é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020.
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, lembra que a nova ponte é necessária, pelas condições de trafegabilidade e de segurança. “A ponte, pelo fluxo de veículos, não oferece mais condições seguras de trafegabilidade. Com a nova ponte, vamos oferecer mais segurança e uma via alternativa entre Teutônia e Westfália. A parceria com a Prefeitura de Westfália é importante, pois unimos nossas forças para atender um pleito de muitos anos e que beneficiará os dois municípios, não somente em mobilidade, mas também economicamente”, enaltece.
Chefes do Executivo se reuniram nesta semana para definir detalhes da solenidade. Matheus Prates/divulgação
O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, da mesma forma, considera esta uma obra fundamental tanto para Westfália quanto para Teutônia. "É uma obra de fundamental importância para os dois municípios pelo trânsito intenso que há naquela região, seja de veículos menores e, principalmente, de caminhões de carga. Por isso, precisamos oferecer maior segurança para os motoristas que passam por este local", frisa.
AI Teutônia