Agentes Comunitárias de Saúde organizam mutirão de doação de sangue
Quinze pessoas participaram do ato solidário que teve transporte gratuito da Secretaria Municipal da Saúde.
24/07/2017
Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar
As Agentes Comunitárias de Saúde do Estratégia de Saúde da Família 1 de Paverama, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, organizaram-no último sábado um mutirão para doação de sangue, no Hemovale, em Lajeado.
Foram 15 pessoas, que com o transporte gratuito da SMS participaram do ato solidário. Após os doadores foram presenteados com um chaveiro em formato de coração confeccionado pelas próprias Agentes Comunitárias de Saúde.
O grupo de profissionais responsável pelo mutirão salienta que já estão preparando uma segunda edição em virtude do desfecho positivo desta. Interessados em doar sangue devem comunicar a sua ACS ou deixar o seu nome e telefone na recepção do Posto de Saúde do Centro.
PARA DOAR – Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar grávida ou em período de amamentação; estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto.
Depoimento de alguns doadores:
Para você, qual a importância de doar sangue?
Simone Maria da Silva, 34 anos, auxiliar de limpeza;
“A importância para Simone porque cada doação pode salvar 4 vidas... Tenha atitude doe sangue!”.
Cleni Vicenti Rodrigues, 55 anos, faxineira;
“Você pode salvar muitas vidas não custa nada doar... Se você pode, seja também um doador”.
Ederson Josué de Azevedo, 34 anos, operador de máquina;
“É saber que está ajudando alguém, sou doador à 10 anos... É muito importante ser um doador. Seja você também um!”.
AI Paverama