Agentes farão mutirão para erradicação do mosquito Aedes Aegypti, em Paverama

Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários, do setor de Vigilância em Saúde visitarão as localidades do Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Fazenda São José e Posses entre os dias dias 11 e 15 de fevereiro.

06/02/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A Secretaria Municipal de Saúde de Paverama, através dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários, do setor de Vigilância em Saúde, vem se mobilizando, mais uma vez a população, na prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – o Aedes Aegypti.

Entre os dias 11 e 15 de fevereiro serão realizadas visitas aos imóveis na zona urbana da cidade para fins de realização de um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAA, nas seguintes localidades: Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Fazenda São José e Posses.

Com este trabalho de campo, as equipes estarão visitando as residências, verificando a existência de locais com água parada e também orientando as famílias. “Precisamos da participação dos moradores, recebendo os Agentes e realizando vistoria pelo menos uma vez por semana em seus quintais” destaca a Agente de Endemias Camila Quadros.

O Programa de Combate ao Aedes tem como ação objetiva orientar sobre os riscos que podem causar a população, para que eliminem o foco de mosquitos nos seus quintais, fazer o descarte correto do lixo, prevenção e eliminação de criadouros como uma importante maneira de evitar a proliferação.

“Alertamos que mesmo com as mudanças de temperaturas, os focos continuam surgindo, aqui e nos municípios vizinhos. Então, a preocupação é real, pois o mosquito está aqui e precisamos da colaboração de todos, para que façam a sua parte. Por isto é importante que a população esteja engajada nesta luta contra o Aedes, mantendo seus imóveis livres de água parada. Qualquer recipiente que possa acumular água, pode se tornar um criadouro do vetor da doença”, ressalta a Agente de Endemias Marilda Bilhar.

OBS: Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3761-1102.

Lei Municipal N° 2.774 de 04/2017 permite entrada forçada em imóveis fechados e abandonados .

Agora é lei. Os agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários que trabalham no combate ao Aedes Aegypti podem realizar entrada forçada em imóveis públicos e particulares abandonados ou com ausência de pessoa que possa permitir o acesso ao local ou no caso de recusa de acesso.

Clic Paverama | Clic do Vale