Artigo: Leia o artigo do Tabelião e Registrador Mauro Luiz de Lima

Ele fala sobre as novas instalações do Cartório e CRVA de Paverama além dos serviços prestados.

28/08/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Prezada comunidade de Paverama e demais usuários dos Serviços do Tabelionato, Registro Civil e DETRAN - CRVA.

É com imenso prazer e satisfação que após dezoito meses de ter assumido a titularidade do Cartório de Paverama, disponibilizo aos usuários uma nova, moderna e aconchegante sede.

Vinculados à burocracia, é verdade, aos antigos carimbos (pior que ainda existem) e com Tabeliães e Registradores parecendo fazer um favor em atender ao cidadão. Os cartórios eram assim, mas tentamos mudar este estigma com o passar do tempo e com o trabalho realizado.

A modernização do serviço, o treinamento constante dos colaboradores, o acompanhamento dos meios tecnológicos de informação. Tudo isso tem nos ajudado e nos adaptado aos novos tempos, tornando o serviço mais ágil e eficaz.

Não podemos deixar de reconhecer a vital importância dos cartórios para o desenvolvimento e para a segurança dos nossos atos civis. Somos acompanhados por eles desde o nascimento até a morte, passando pela emancipação, se houver, aquisição do primeiro carro, casa, casamento, divórcio, partilha, doação, inventário. E quando vamos locar um imóvel e pedem o reconhecimento de nossa assinatura autenticada em cartório? "Quanta burocracia", dirão alguns.

Mas sou obrigado a divergir. Trata-se de uma segurança em nossos negócios. Quantas e quantas vezes ouvimos a expressão "está autenticado em cartório", ou seja, está garantido! As pessoas acreditam na instituição cartorária. Isso é bom pois o servidor notarial ou registral é um conselheiro comunitário, um agente de prevenção de litígios, visando a paz social.

Das seguranças documentais que existem, a cartorária ainda é a mais barata, se considerarmos os problemas que evitam, e é por isso até que os cartórios não têm o reconhecimento que merecem. Tenho a convicção de que minha geração não verá a extinção dos cartórios. E acreditem, eles existem para o nosso bem.

A segurança que os cartórios proporcionam é muito grande em todas as suas áreas de atuação, seja nas notificações extrajudiciais, protestos de títulos, registros imobiliários, registros de títulos, registros civis e documentos. Aqui faço uma ressalva: você sabia que pode registrar seus diplomas e até sua carteira de trabalho nestes cartórios, garantindo assim a segurança da guarda destes documentos?.

Ou seja, os cartórios são públicos e disponíveis às pessoas, permitindo a elas que busquem seus interesses, como por exemplo, saber se ciclano ou beltrana são casados, saber a quem pertence determinado imóvel, verificar a matrícula atual do registro de imóveis para se ter certeza de que o proprietário do bem é realmente quem diz que é, etc. São inúmeros os casos em que os cartórios trazem segurança e previnem litígios.

A consulta ao cartório é sempre saudável para uma correta orientação e encaminhamento de documentos e, muitas vezes, ainda se pode tomar um café em boa companhia.

Particularmente o Município de Paverama está carente de um investimento muito contundente no aspecto de regularização fundiária urbana, ou seja, proporcionar aos proprietários de imóveis em situação irregular que tenham sua própria matrícula imobiliária (escritura), permitindo com isso, além de uma maior valorização do seu imóvel, o acesso a crédito especial de instituições financeiras, com juros subsidiados, destinadas a moradia, reforma e melhoramentos, e com isso estimular a sua auto-estima e de sua família além de fomentar o comércio local. E nesse sentido o Cartório de Paverama é parceiro de primeira hora.

Preciso externar um agradecimento especial aos colaboradores do Cartório que procuram sempre os meios mais adequados para também servir ao público: Zerli do Rosário Borges, Bruna Borges de Lima, Eduarda Tainá Marques e Robson da Cruz Vargas.

Aproveito o ensejo para agradecer em nome de minha família, a acolhida que tivemos nessa próspera e querida comunidade de Paverama.

Sejam todos bem vindos.

Mauro Luiz de Lima, Tabelião e Registrador.