Bombeiro Voluntário salva bebê engasgado em Teutônia

Com instruções por telefone, socorrista conseguiu reanimar a criança com ajuda da mãe.

12/01/2018

Por Clic Paverama
Em Variedades

Um bebê de duas semanas de idade que se engasgou com leite materno foi salvo por um bombeiro voluntário na noite desta quinta-feira (11), em Teutônia.

De acordo com o soldado João Mateus Costa Cardoso, do Corpo de Bombeiros Voluntários, que atendeu ao chamado, às 21h45 foi recebida ligação através do telefone 193, de uma moradora da rua Arthur Pilz, no bairro Languiru. A mãe estava desesperada, afirmando que o bebê estava com refluxo e sem respirar.

Foto: Reprodução

O bombeiro voluntário solicitou rapidamente o endereço da moradia e, enquanto a ambulância se deslocava até a residência, ele orientou a mãe sobre a manobra de desobstrução de vias aéreas. “Pedi que ela mantivesse a calma e a instrui para iniciar a “manobra de Heimlich”. Antes mesmo da chegada dos socorristas, a mãe informou que a criança havia voltado a respirar”, esclarece o socorrista.

A guarnição dos bombeiros chegou no local e acionou o Samu, que realizou o atendimento à vítima. O bebê não chegou a ser levado ao hospital e passa bem. “A recomendação para os pais é de que se mantenham atentos aos sinais. Se notarem que a criança está com a cor da pele roxa, especialmente no rosto e apresentar sinais de desfalecência, como corpo mole, o socorro deve ser acionado imediatamente”, recomenda Cardoso.

Grupo Independente