Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 15 de junho

População dos grupos prioritários deve buscar a vacina no Posto de Saúde do Centro.

31/05/2018

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Paverama informa que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até 15 de junho. Até esta data, a população que integra os grupos prioritários para imunização deve buscar a vacina no Posto de Saúde do Centro.

Prevista para encerrar inicialmente nesta sexta-feira (1º/06), a campanha foi estendida por mais 15 dias por determinação do Ministério da Saúde. Uma série de fatores determinaram a prorrogação, entre eles, o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31/05); o grande número de municípios que decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira, devido ao desabastecimento provocado pela paralisação dos caminhoneiros; e o não atingimento da meta de cobertura vacinal até o momento.

Segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica, divulgado há seis dias (26/05), 65% da população-alvo da campanha havia sido vacinada em Paverama, com 1299 doses aplicadas. A meta é imunizar 2013 pessoas.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é reduzir as complicações, as internações hospitalares e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Devem ser vacinadas pessoas acima de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz até 45 dias, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (que devem apresentar prescrição médica) e professores.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina, ou alergia grave relacionada ao ovo de galinha. Para o público em geral, as reações em decorrência da imunização são, normalmente, leves, como dor no local da aplicação.

AI Paverama