CCR ViaSul finaliza instalações para iniciar cobrança de pedágio na BR-386

Previsão da concessionaria é que os postos de cobrança entrem em operação em fevereiro. Em Paverama serão 12 pistas para os motoristas .

24/12/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

A CCR ViaSul está em fase final construção das praças de pedágios na BR-386. A previsão da concessionaria é que os postos de cobrança entrem em operação em fevereiro. “Toda a equipe de operação está contratada e estamos iniciando o treinamento”, destaca o coordenador de Engenharia da empresa, Fábio Hirsch. A rodovia contará com quatro pedágios, com uma em Paverama e outra em Montenegro. A tarifa inicial prevista é de R$ 4,40, sujeita a reajuste da inflação.

A CCR ViaSul realiza os últimos reparos estruturais nas condições da pista, exigência contratual para cobrar a tarifa. Técnicos da concessionaria finalizam a instalação dos sistemas para operar as praças, com sensores, câmeras de monitoramento e ligações entre as cabines de arrecadação. “Estamos implantando essas praças desde meados de março e abril, e agora está chegando a sua efetividade”, diz o gestor em entrevista à Rádio Independente.

Após as instalações serem concluídas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve fazer uma vistoria para, então, dar o aval ao início da cobrança. Antes disso, porém, haverá um chamado período de “operação branca”, 10 dias de adaptação sem arrecadação.

“Todas as praças da BR-386 terão cabines manuais e também pistas mistas (manuais e automáticas), além de pistas automáticas, com chip no veículo”, explica o coordenador de Engenharia da CCR ViaSul. “O usuário vai ter todo o conforto de passar pela praça sem precisar parar”, destaca.

Em Paverama serão 12 pistas para os motoristas e em Montenegro, 15. Montenegro é maior em função da proximidade com Porto Alegre e o polo petroquímico de Triunfo, explica Fábio Hirsch.

Ricardo Sander/Grupo Independente