Cirurgia inédita é realizada para retirar tumor na boca
Na tarde de quarta-feira, dia 12, médicos realizaram procedimento inédito na região no Hospital Bruno Born.
14/07/2017
Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar
O cirurgião, especialista em cabeça e pescoço, Dr.Marco Seferin, juntamente com cirurgião especialista em mão, Dr.Giuseppe De Luca Jr realizaram a retirada de um câncer de boca avançado.
Segundo o especialista, Dr. Marco, foi necessário a retirada de parte da língua e da mandíbula do paciente. A diferença neste procedimento consistiu na reconstrução das áreas afetadas, onde foi utilizada a pele e musculatura do braço do paciente. Para manter a vitalidade dessa pele e desse músculo foi necessário interligar, por microcirurgia, a artéria e veia do braço aos vasos do pescoço, mantendo assim o fluxo sanguíneo. Esse processo, permitiu a utilização da musculatura do braço para reparar a lesão criada pela retirada do câncer, possibilitando assim, a reconstrução da língua e da boca do paciente.
Esse tipo de reconstrução é chamado de “retalho livre”. É considerada a melhor forma de reconstrução para defeitos maiores da cavidade oral. A vantagem consiste na melhor função da fala e deglutição do paciente.
Esse procedimento qualifica o Hospital Bruno Born, permitindo que um paciente atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Lajeado tenha a mesma forma de tratamento do paciente atendido pelo Memorial Hospital de Nova Iorque.
Tal feito se deve a diversos fatores, entre eles a disponibilidade do hospital em permitir a realização de procedimentos de alta complexidade, a qualificação dos profissionais cirurgiões, muitas vezes no exterior e, também, a instalação do curso de medicina na cidade que, certamente, instiga todos os serviços a buscar a excelência no tratamento dos pacientes. O paciente passa bem.
AI HBB