Comemorado neste sábado, Dia das Crianças completa 100 anos no Brasil

Data foi criada por meio de um decreto publicado em 1924 pelo então presidente Arthur da Silva Bernardes, mas se popularizou a partir da década de 1950.

12/10/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Educação e Cultura

Elas são motivo de alegria e de esperança de um futuro melhor. Merecem, além de todo o cuidado, atenção, proteção e garantia de direitos, momentos para desfrutar a diversão de serem crianças. É por isso que, em 12 de outubro, em todo o território nacional, é celebrado o Dia das Crianças.

A data em questão completa, neste ano, seu primeiro centenário. Instituída por meio do decreto número 4.867 de 5 de novembro de 1924, pelo então presidente Arthur da Silva Bernardes, passou a ser celebrada em todo o Brasil, inicialmente nominada como “Festa da Criança”.

A escolha pelo dia 12 de outubro ocorreu porque, na mesma data, em 1923, a então capital federal, Rio de Janeiro, sediou o terceiro Congresso Sul-Americano da Criança. O evento teve grande repercussão, por debater temas como a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças.

Diante do sucesso do congresso, o deputado federal Galdino do Valle Filho, do estado do Rio de Janeiro, teve a iniciativa de apresentar o projeto, que viria a se tornar lei. A primeira comemoração ocorreu no ano seguinte, em 1925.

Apesar de completar o centenário de criação em 2024, o Dia das Crianças só passou a ter apelo popular na década de 1950. Antes, o presidente Getúlio Vargas chegou a tentar emplacar a celebração em março, porém, após campanha publicitária realizada por uma fábrica de brincados para incentivar a festa, tendo como base a data instituída pelo presidente Bernardes em 1924, se disseminou o 12 de outubro como o dia dedicado às crianças.

Em vários países, a comemoração ocorre em diferentes datas. Mundialmente, o dia 20 de novembro foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o “Dia Mundial da Criança”. A data foi escolhida pela Unicef porque, neste dia, em 1959, foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança.

A declaração afirma os direitos da criança a proteção especial, além de diversos direitos que permitam seu desenvolvimento de modo sadio e normal, em condições de liberdade e dignidade. Entre elas estão a alimentação, segurança e educação.

Em termos de engajamento no Brasil, o dia 12 de outubro permanece como a referência para o Dia das Crianças. O apelo comercial faz com que a economia seja fortalecida pela data comemorativa, com a venda de diversos produtos voltados aos pequenos.

Na Capital, uma estimativa do Núcleo de Pesquisa do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre aponta que a economia deve receber uma injeção de R$ 254 milhões. Conforme a pesquisa, o ticket médio da compra de presentes infantis deverá ficar em torno dos R$ 196.

Entre as opções, 52,3% dos consumidores pretendem comprar brinquedos. Roupas somam 49,3% e calçados 14,8%, enquanto bicicletas, patinetes ou skates totalizam 7% das intenções de compras. Além disso, passeios em locais como parque de diversão, escape game e cinema têm 5,8%. Outros itens como cosméticos e perfumaria (5%), ou livros (3,3%), completam a lista.


Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Correio do Povo