Defesa Civil alerta para risco de temporal em boa parte do Rio Grande do Sul na noite desta segunda-feira

Tempestades podem atingir as regiões Metropolitana, Central, Sul e da Campanha; nas últimas horas, precipitações intensas e vendaval já foram registrados no norte e no centro do Estado.

01/10/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

O Rio Grande do Sul ainda tem risco de temporais nesta segunda-feira (1º). A Defesa Civil divulgou, no final da tarde desta segunda, um alerta para tempestade nas regiões Metropolitana, Central, Sul e da Campanha. Segundo o aviso, há possibilidade de chuva intensa e isolada nessas áreas. No domingo (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia publicado um alerta, que previa acumulados de até 100mm e rajadas de vento de até 100 km/h.

Nas últimas horas, várias cidades gaúchas registraram chuva forte. Os maiores volumes ocorreram em Alegrete, na Fronteira Oeste, onde já choveu 43,6mm. Os acumulados já somaram 35,2mm em Caçapava do Sul, na Campanha. Em Porto Alegre, as precipitações atingiram 27,8mm. Em Lagoa Vermelha, no norte do Estado, o que chamou atenção foi o vento, cujas rajadas atingiram 113,8 km/h. No fim da tarde, as áreas de instabilidade mais fortes concentravam-se sobre as regiões Central e Norte, segundo a Somar Meteorologia.

O mau tempo, contudo, está com as horas contadas. Na terça-feira (2), a instabilidade começa a perder força e o tempo volta a ficar firme em boa parte do Estado. A chuva persiste apenas na Metade Norte, mas de forma fraca, com precipitações isoladas e períodos de céu nublado. Os maiores volumes são esperados na Serra, com acumulados em torno de 20mm. Na Metade Sul, a previsão é de tempo aberto e poucas nuvens. Até quinta-feira (4), o sol deve voltar a aparecer em todo o RS.

— A frente fria que causou a instabilidade dos últimos dias agora começa a avançar em direção ao oceano. Como ela se afasta do sul do Estado, deixa o tempo firme nessa região na terça-feira, mas ainda provoca chuva nas áreas mais ao norte — explica o meteorologista da Somar William Minhoto.

Apesar do retorno do sol à maioria das regiões, a temperatura cai em relação à semana anterior, que foi marcada por dias de calor e temperatura acima de 30°C. A queda mais expressiva  é esperada para o Sul e para a Campanha, onde a terça-feira deve amanhecer com 8°C em várias cidades, como Bagé, Quaraí, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Chuí. 

Calor no Norte, friozinho no Sul

Mesmo à tarde, os termômetros não sobem muito e a máxima não passa de 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul na terça-feira. Em Porto Alegre, o tempo nublado faz com que a temperatura varie pouco: a mínima prevista para a Capital é de 15°C, e a máxima, de 17°C. 

A exceção fica para o extremo norte do Estado, na divisa com Santa Catarina, que tem previsão de tempo abafado para esta terça-feira. Em Iraí, os termômetros devem marcar 19°C pela manhã e 29°C à tarde, a máxima do dia no RS. Em Erechim, a temperatura varia entre 18°C e 27°C. 

Uma curiosidade é que, no mesmo dia, a mínima prevista para o norte do Estado é superior à temperatura máxima esperada em cidades do Sul. Em Rio Grande, por exemplo, a máxima não deve passar de 15°C nesta terça – quatro graus a menos do que a mínima em Iraí (19°C) e três a menos do que em Erechim (18°C). De acordo com a Somar, isso acontece por conta da entrada de uma massa de ar seco e frio no sul do Estado.

— Como os ventos voltam a soprar do sul do continente, a Região Sul é a que mais sofre influência nos termômetros. Essa massa, no entanto, não alcança o norte do Estado, e lá a temperatura, mesmo pela manhã, fica mais alta do que a temperatura da tarde na Metade Sul — esclarece Minhoto.

A temperatura deve cair ainda mais nos próximos dias por conta da passagem da frente fria. Na quinta-feira, os meteorologistas apontam que os termômetros devem marcar mínimas entre 6°C e 9°C na maior parte do Estado e podem registrar 3°C na Campanha. 

Fonte: com informações de GaúchaZH