Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin assume como governador do Rio Grande do Sul até esta quarta-feira
Entre os dias 8 e 10 de janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, exerce a função de governador.
09/01/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Política
Entre a segunda, dia 8, e a quarta-feira, dia 10, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, exerce a função de governador do Rio Grande do Sul.
A transmissão de cargo foi realizada pelo vice-governador Gabriel Souza em ato no gabinete do governador, na manhã desta segunda-feira, dia 8, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Em seu primeiro dia na sede do Executivo, Zanchin tem agendas para atender comitivas do interior e receber demandas.
“A relação harmoniosa e republicana entre os poderes é demonstrada de forma cristalina neste ato, quando, a cada final de gestão, o presidente da Assembleia assume por uns dias o governo do Estado”, declarou o parlamentar durante a assinatura de transmissão. “Precisamos enaltecer o jeito de administrar do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza nas relações com os parlamentares, instituições, lideranças da sociedade e com a própria sociedade, que é respeitoso, de grandeza e de harmonia. Estou muito feliz em assumir este importante cargo.”
O vice-governador, que em 2022 era deputado e presidiu o Legislativo gaúcho, reforçou o simbolismo do ato em respeito à Constituição.
“Esta transmissão representa a harmonia entre os Poderes. É uma bela experiência e uma honra para todos os gaúchos que ocupam este lugar. Além disso, é uma oportunidade de coroar a gestão do presidente da Assembleia Legislativa”, destacou Gabriel, desejando a Zanchin um comando muito benéfico ao Estado pelos próximos dias.
Na próxima quarta-feira (10/1), às 12h, o presidente do Parlamento transmite o cargo ao governador Eduardo Leite em cerimônia a ser realizada no salão Negrinho do Pastoreio. Na oportunidade, serão sancionados os projetos voltados para a educação, que foram aprovados pelo Legislativo em dezembro.