Equipamento do Google cai no interior do RS e surpreende moradores
Equipamento que disponibiliza sinal de internet fica a 20km de altura e foi atingido por nuvens de tempestade, caindo entre as cidades de Alegrete e Quaraí.
15/01/2020
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Variedades
Um fato inusitado ocorrido no interior do Estado chamou a atenção dos moradores da divisa entre Quaraí e Alegrete. As imagens publicadas pelo internauta Uellison Fernandes através do seu Facebook tiveram milhares de interações e foram compartilhadas, também, pela página da MetSul Meteorologia.
As fotos mostram um dos balões do projeto Loon, do Google. O projeto de pesquisa e desenvolvimento que está sendo desenvolvido pelo Google tem a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas.
"Boa tarde. Caiu esse tareco aqui no campo entre Alegrete e Quaraí. Não sei o que é. Isso tá ligado, cheio de luz", disse Uellison. Confira as imagens registradas pelo internauta no começo da tarde desta sexta-feira, dia 10:
O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel.
O topo das nuvens de tempestade no Oeste gaúcho atingiram grandes altitudes, coincidindo com a queda do equipamento.
Segundo Fernandes, o local onde caiu o objeto é "um campo nativo, aberto, de criação de gado, próximo a um açude".
— O gado estava todo embolado num canto, assustado — afirmou Fernandes, que classificou o material tecnológico como "um baita tareco".
Ainda na tarde de sexta-feira, conta Fernandes, uma equipe esteve no local afirmando ser responsável pelo equipamento. Estas pessoas informaram que rastrearam o local da queda e levaram o aparelho embora.
Saiba o que é o Projeto Loon:
Veja as fotos:
deixe seu com
Fonte: MetSul Meteorologia/Clic Camaquã