Escola de Vale Verde recebe o programa Aprendiz Cooperativo do Campo
27/09/2018
Por Clic Paverama | Clic do Vale
Em Educação e Cultura
Em 5 de setembro, representantes da CERTAJA e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) estiveram na escola Nero Pereira de Freitas (EMEF) em Monte Alegre para disponibilizar aos alunos o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que oferece uma oportunidade para estudantes entre 14 e 16 anos de estudarem por um ano e cinco meses em sistema de alternância. Duas semanas eles aprendem no educandário e duas aplicam na prática em suas propriedades o que aprenderam, e assim sucessivamente.
Para participar do programa existem pré-requisitos, como ser filho ou neto de cooperado da CERTAJA, não estar trabalhando, ser estudante do ensino fundamental ou médio e ter disponibilidade e comprometimento em frequentar as aulas. A Escola Nero de Freitas foi escolhida pelo Sescoop e pela CERTAJA por oferecer a estrutura adequada para a realização do curso. No dia 25 de setembro foi realizada a prova de seleção dos interessados inscritos, cujo resultado deverá ser divulgado no início do mês de outubro.
O programa Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivos estimular a permanência do jovem no campo, promover a sucessão familiar profissionalizada e o empreendedorismo cooperativo, entre outros. O prefeito Carlos Gustavo Schuch parabenizou a todos os envolvidos no projeto agradecendo em especial à CERTAJA e ressaltou que a escola Nero é a pioneira no Brasil em estudos cooperativos, e que, portanto, ‘é merecedora de mais esta oportunidade que vem de encontro com a principal renda de Vale Verde, que sai do setor agropecuário’, enalteceu o prefeito.
AI Certaja/ Folha do Mate
Mais lidas da semana