GDF Origens: 25 Anos de história e tradição
Dia 18 de agosto ocorrerá a 15ª edição do Encontro de Grupos de Danças Folclóricas em Paverama. O evento marcará os 25 anos do GDF Origens. Um jantar-baile com animação da Banda Alma Nova além de apresentações de grupos visitantes está sendo preparado.
08/08/2018
Por Desconhecido
Em Educação e Cultura
Nesse mês de agosto o Grupo de Danças Folclóricas Origens completa 25 anos de histórias, cultura e representatividade, onde durante este tempo vem levando o nome de Paverama e a cultura alemã para diversas partes do estado, país e mundo.
Ao longo dos 300 meses, o GDF Origens formou não apenas um grupo, mas sim uma família, que passa de geração em geração a paixão e tradição pela dança e cultura.
Entre os participantes, alguns estão desde a sua fundação, são eles, Eber Jung, Alini Feyh, a atual presidente Alice Feyh e o casal Débora Maria Jantsch Bittencourt e Guilherme Henrique Bittencourt, ambos de 34 anos, que dividem o seu dia a dia e a 25 anos dançam juntos no Grupo de Danças Folclóricas Origens de Paverama.
O Clic Paverama, o Clic do Vale! conversou com o casal, que contou um pouco da história de como iniciou no GDF Origens e um pouco de como é vivenciar a cultura proporcionada pela dança ao longo destes 25 anos.
Como iniciou sua história no GDF?
O convite para participar do GDF Origens veio através da Escola, éramos muito pequenos 09 e 10 anos então tínhamos que convencer nossos pais a nos deixar participar, era algo totalmente novo na nossa cidade, na época não existia qualquer tipo de grupo de danças em Paverama, então a criançada e os adolescentes da escola ficaram todos empolgados, tanto que o grupo já iniciou com três categorias mirim, infantil e juvenil. Eu comecei a dançar na categoria Infantil e o Guilherme já começou dançando na Juvenil.
Qual momento mais marcante para vocês nesses 25 anos?
Momentos marcantes foram muitos, nosso grupo já passou por muitas coisas... Momentos de alegrias, tristezas, dificuldades e glórias... Se formos falar de apresentações com certeza a que fizemos em Domingos Martins no Espírito Santo foi muito emocionante, foi a primeira vez que representamos nossa cidade em um estado tão distante. E logo depois teve a viagem a Venezuela na cidade de Colônia Tovar que nos trouxe uma bagagem cultural enorme. Também nos nossos Encontros (bailes), onde reunimos grupos de diversas cidades do nosso Estado, que sempre nos emociona muito poder fazer uma boa apresentação, ou na estreia de um traje novo, enfim, já vivemos muitas emoções com o GDF Origens.
Como vocês avaliam a evolução do grupo nesses 25 anos?
O GDF Origens evoluiu, cresceu, amadureceu em muitos aspectos, principalmente no conhecimento da Cultura Alemã, através da história de cada dança que aprendemos, conhecemos um pouco mais de uma região da Alemanha, como viviam, como se vestiam. Com a oportunidade de visitar outras cidades através de Encontros Folclóricos temos a oportunidade de conhecer um pouco mais do nosso Estado, nossa Região sem contar que fazemos muitas amizades. Somos uma entidade independente que procura se manter com seus próprios recursos tanto para custear viagens para encontros folclóricos, professores, como para obter trajes, realizar eventos, viagens culturais... E isso faz com que TODOS que participam deste grupo trabalhem muito em prol da manutenção deste, dançarinos, pais e amigos colocam a mão na massa para fazer com que o grupo continue de pé.
E o que o GDF representa na sua vida?
Amizade. É onde encontramos amigos para dançar, tomar um bom chimarrão, se divertir e folclorear!
Clic Paverama
Mais lidas da semana