Granizo destelha ao menos 200 casas em Santa Vitória do Palmar
Cinco minutos de temporal foram suficientes para causar prejuízos a centenas de casas.
16/09/2019
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Mais de 200 casas foram atingidas pela queda de granizo em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do estado, na noite de domingo (15). A Defesa Civil ainda está contabilizando o número de residências danificadas.
O prefeito da cidade, Wellington Bacelo, informou que algumas casas tiveram todas as telhas quebradas, o que fez com que famílias ficassem desalojadas.
"Várias pessoas precisaram sair das casas e ficar em vizinhos, amigos", afirma. "As assistentes sociais primeiramente identificaram as famílias em risco, detalhes de engenharia o nosso pessoal começa agora pela manhã. Nossa preocupação foi distribuir lonas para amenizar a situação e acolher quem perdeu tudo", acrescenta.
Telhados de casas ficaram danificados com a queda de granizo em Santa Vitória do Palmar — Foto: Vera Lucia Araujo/arquivo pessoal
Segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil da região de Pelotas, tenente-coronel Leonardo Nunes, os bairros mais afetados são Porto, Vila Nova, Mutirão dos Pinhos e Coxilha. A queda de granizo ocorreu por volta das 23h. Bombeiros também auxiliam nos atendimentos.
O prefeito conta que a situação está difícil na cidade. "Eu e minha equipe da Defesa Civil, Secretaria de Obras e também Assistência Social, estivemos em força-tarefa até as 6h da manhã auxiliando as famílias em diversos bairros. Colocamos mais de 15 mil metros de lona".
Queda de granizo causou estragos em Santa Vitória do Palmar — Foto: Vera Lucia Araujo/arquivo pessoal
Risco para tempestades:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta nesta segunda-feira (16) sobre o risco de ventos fortes e queda de granizo. O aviso vale para todo o estado.
A Somar Meteorologia informou que uma frente fria que está entre o Uruguai e a Fronteira com o Rio Grande do Sul já provoca temporais, na Região da Campanha.
Ao longo do dia, a previsão é de que as áreas de instabilidade avancem para o restante do estado, causando chuvas com intensidade moderada a forte acompanhadas de descargas elétricas.
G1
Mais lidas da semana