Grupo de saúde mental debate sobre álcool e outras drogas com as comunidades

O objetivo é espalhar a informação, criar uma rede de referência de dispositivos de apoio a pessoa com sofrimento por uso de álcool e outras drogas.

Por Clic Paverama
Em Paverama

O ser humano tem feito uso de álcool, fumo e outras drogas para se alienar do sofrimento vivido em determinado momento de sua vida. Ou busca no uso a obtenção de prazer. Muitas vezes, ele não consegue sair de uma situação, e acaba sendo dominado pelo vício que uma determinada droga acarreta. Estamos vivendo numa Era do Individualismo, em que os valores de coesão social, solidariedade, construção de espaços sociais e participação popular vêm se enfraquecendo, em detrimento da luta e competitividade pela vida. Os problemas têm sido enfrentados sozinhos, e não mais numa rede de solidariedade.

O grupo Buscar Mais Viver é um grupo de saúde mental para tratar usuários com este problema, que se reúne quinzenalmente às quintas-feiras, às 14 horas, na Unidade Básica de Saúde de Paverama. Neste momento, vem lançar um desafio: ampliar o cuidado em saúde, buscando parcerias com o Poder Público, com os cidadãos e com a comunidade para enfrentar os problemas de saúde relacionados ao álcool e às outras drogas. Para isto, buscou-se a parceria com a EMATER, através da extensionista Marlova Vivan Pretto e com a graduanda de psicologia Daniela Vargas Bastos, para fazer um debate em todas as Comunidades de Paverama, de julho a dezembro de 2017.

O objetivo é espalhar a informação, criar uma rede de referência de dispositivos de apoio a pessoa com sofrimento por uso de álcool e outras drogas, e que esta possa procure por um tratamento no Posto de Saúde ou em alguma clínica.

Sabendo que para enfrentar este grave problema de saúde pública, é preciso, sobretudo, trabalhar com a prevenção, e promover alguns fatores positivos no meio social, como: a proteção a criança e ao adolescente, cuidando do convívio familiar com os problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Buscar na família, um comportamento de adultos acolhedores; também, é importante o sentimento da criança, adolescente, adulto e idoso de pertencer a um grupo social; o acesso a educação formal e a qualificação profissional, valorizando a busca por realização de um projeto de vida; ampliar a promoção e a recuperação da saúde, colocando o indivíduo, família e profissionais de saúde como responsáveis, protagonistas desse processo, na construção de uma linha de cuidado para enfrentar este problema. Comunidades com maiores níveis de coesão social apresentam maior aproveitamento dos recursos de enfrentamento dos problemas.

Então, o Posto de Saúde de Paverama, através da Secretária de Saúde Viviane Altenhofen e do psicólogo Henrique Weber convida a toda sociedade paveramense para debater conosco em sua comunidade. Informações sobre o dia que passaremos na sua comunidade é com a Marlova (EMATER) ou com o psicólogo Henrique. VENHA PARTICIPAR VOCÊ TAMBÉM!

Em Julho, às 14 horas:

Dia 06 – Comunidade da Santa Manoela
Dia 20 – Comunidade da Linha Brasil

AI Paverama/Agora no Vale